Patriarca católico de Jerusalém chega a Gaza para celebrações do Natal
- 19/12/2025
O arcebispo Pizzaballa vai presidir a uma missa de Natal no domingo, na igreja da Sagrada Família, a única igreja católica no território palestiniano devastado pela guerra, onde ainda vive uma pequena minoria cristã.
Principal figura católica em Israel e nos territórios palestinianos, Pizzaballa vai "analisar a situação atual da paróquia, incluindo a resposta humanitária, os esforços contínuos de ajuda e reabilitação e as perspetivas para o período seguinte", adianta o seu gabinete.
"Esta visita marca o início das celebrações de Natal numa comunidade que viveu e continua a viver tempos sombrios e desafiantes", afirma o patriarcado, referindo que o patriarca também se reunirá com padres e membros da comunidade local.
Esta é a terceira visita de Pizzaballa a Gaza durante a guerra.
Em julho, um projétil de tanque das Forças de Defesa de Israel atingiu a igreja onde o arcebispo vai rezar, matando três pessoas e ferindo várias outras, incluindo o pároco, o padre Gabriel Romanelli.
O ataque provocou condenação internacional e uma expressão de "profundo pesar" por parte de Israel, que afirma que o caso foi um acidente.
Leia Também: Mais de 1.000 doentes em Gaza morreram à espera de retirada













