Pastel de Belém volta a conquistar o título de melhor doce do mundo
- 09/12/2025
Com colher ou à dentada? Nata, pastel de nata ou Pastel de Belém? A discussão continua a dividir os portugueses, mas mundialmente este doce volta a ser considerado o melhor do Mundo.
O ranking do Taste Atlas, baseado em avaliações de utilizadores que experimentam a cozinha local de vários países do mundo, atribuiu este ano uma classificação de 4,6 estrelas ao mítico Pastel de Belém.
Para os viajantes que nunca provaram este doce português, o guia online de pratos do mundo descreve-o como umas "tortinhas feitas com uma massa recheada com uma mistura de leite, ovos, açúcar, limão e canela".
A Taste atlas adianta ainda que a primeira receita de pastel de Belém foi assinalada no ano de 1837, criada pelos monges do mosteiro dos Jerónimos.
Leia Também: Três receitas de baba de camelo para os mais gulosos (uma leva chocolate)
Até hoje, apenas os pastéis de nata produzidos na Fábrica Pastéis de Belém podem ser chamados de pastel de Belém, os restantes dividem-se entre "natas" e "pastéis de natas".
Também a trigona panoramatos, um doce tradicional grego de massa folhada recheado com um creme inglês, obteve a mesma classificação (4,6 estrelas), mas nem isso tirou o destaque ao doce português.
A par disso, a ocupar o terceiro lugar do pódio de doces, entra outro pastel de nata — o da Manteigaria de Lisboa.














