"Passou no teste"? Partido de chanceler alemão vence eleições locais

  • 15/09/2025

"O mapa está agora predominantemente negro", escreve a televisão pública alemã ZDF na sua página oficial na internet, referindo-se à cor do partido vencedor, acrescentando que "se estas eleições foram um teste de popularidade para o chanceler, então ele passou".

 

Apesar de locais, este escrutínio, no estado federado mais populoso da Alemanha, era visto por muitos analistas como uma primeira prova ao governo de Friedrich Merz, no poder há pouco mais de quatro meses. Os conservadores venceram com 33,3%, menos 1% que há cinco anos.

"Diz-se que a Renânia do Norte-Vestefália é como uma réplica em miniatura da República Federal", continua a ZDF em análise às eleições de domingo, apontando que questões como a imigração, transição energética, ou o 'Bürgergeld' (subsídio de cidadania) são transversais.

Tanto os democratas-cristãos como os sociais-democratas, que formam a coligação que governa o país, mantiveram um desempenho relativamente estável se comparado com os resultados mais fracos que ambos têm obtido nas sondagens ao nível nacional.

Ainda assim, o Tagesschau sublinha que o "lento declínio dos chamados partidos populares" se mantém. O jornal acrescenta que o interesse dos eleitores nestas votações municipais "aumentou visivelmente pela primeira vez em décadas", com uma taxa de participação de 56,8%.

O partido de extrema-direita, Alternativa para a Alemanha (AfD), quase triplicou os resultados, mas o que até poderia parecer uma vitória foi recebido como uma desilusão.

"A expressão no rosto de vários representantes do partido na noite da eleição sugeria uma certa deceção, esperavam mais", aponta o Tagesschau, lembrando que com 14,5% dos votos a nível estadual, o partido ficou abaixo do resultado que obteve nas eleições federais nesta mesma região.

O politólogo Stefan Marschall admite à Antenne Dusseldorf que "o facto da AfD ter conseguido chegar aos dois dígitos mostra que o partido conseguiu estabelecer-se e ganhar uma posição no ocidente", tal como já tinha feito no leste da Alemanha.

"Uma coisa é certa", escreve o Bild, "em algumas regiões do estado, vai ser difícil ignorar a AfD nas assembleias locais e regionais", apontando, ainda assim, uma "clara" vitória à CDU de Merz.

"O extremamente ambicioso líder regional da CDU e promeiro ministro estadual, Hendrik Wüst, mantém-se firme com a sua equipa, e até reforça a sua posição na política nacional", escreve o jornal.

A CDU conseguiu 33,3% dos votos, o SPD ficou em segundo lugar com 22,1% (menos 2,2% que há cinco anos) e a AfD surge em terceiro com 14,5% (um crescimento de 9,4% em relação a 2020).

Leia Também: CDU de Merz vence na Renânia do Norte-Vestfália, mas é a AfD cresce

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2854012/passou-no-teste-partido-de-chanceler-alemao-vence-eleicoes-locais#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes