Passeio da Fama Presidencial ganha novas descrições: "Biden, o sonolento"
- 17/12/2025
O presidente norte-americano, Donald Trump, adicionou novas placas por baixo de cada retrato dos 45 presidentes dos Estados Unidos na sua "Walk of Fame" presidencial na Casa Branca e algumas das novas descrições têm alfinetadas.
A 'descoberta' das novas placas foi feita, esta quarta-feira, pelos jornalistas e as críticas de Trump foram direcionadas a Joe Biden, Barack Obama, George W. Bush, Jimmy Carter ou Bill Clinton.
O que dizem as placas de Biden (onde foto é uma autopen)?
"Joe Biden, o sonolento, foi, de longe, o pior presidente da história americana. Assumiu o cargo após a eleição mais corrupta já vista nos Estados Unidos. Biden supervisionou uma série de desastres sem precedentes que deixaram a nossa nação à beira da destruição. As suas políticas causaram a maior inflação já registada, fazendo com que o dólar americano perdesse mais de 20% do seu valor em quatro anos", pode ler-se.
O texto refere ainda que a Rússia "viu a fraqueza de Joe Biden" e, por isso, invadiu a Ucrânia e "os terroristas do Hamas fizeram o hediondo ataque do 7 de outubro contra Israel".
"Apelidado de 'sonolento' e 'corrupto', Joe Biden foi dominado pelos seus assessores da Esquerda radical", acusando-se a ele e à imprensa de terem encoberto "o seu grave declínio mental e o seu uso sem precedentes da 'autopen'".
E as de Obama?
"Barack Hussein Obama foi o primeiro presidente negro, um organizador comunitário, senador por Illinois durante um mandato e uma das figuras políticas mais controversas da história americana. Como presidente, aprovou a ineficaz Lei de Assistência Médica Acessível, o que resultou na perda de ambas as casas do Congresso pelo seu partido", refere a placa.
Faz ainda referência que, durante o mandato de Obama, o estado islâmico "se espalhou pelo Médio Oriente, a Líbia mergulhou num caos e a Rússia invadiu e anexou a Crimeia na Ucrânia". E há ainda uma acusação diretamente ligada ao atual presidente: "Obama também espiou a campanha presidencial de Donald J. Trump em 2016. A sua sucessora foi escolhida a dedo, Hillary Rodham Clinton, perderia a presidência para Donald J. Trump".
E George W. Bush?
George W. Bush é o único que tem apenas uma placa e pode ler-se: "Filho do ex-presidente George H.W. Bush, George W. Bush era governador do Texas quando venceu a acirrada eleição presidencial de 2000. O seu governo foi altamente marcado pelos eventos do 11 de setembro de 2001 - a destruição do World Trade Center".
Bush é criticado por, depois de ter criado o Departamento de Segurança Interna, ter iniciado "as guerras no Afeganistão e no Iraque, ambas injustas".
Veja a galeria acima.
De recordar que esta é apenas uma de várias mudanças que Donald Trump tem vindo a fazer na Casa Branca desde que voltou a ser presidente dos Estados Unidos, uma vez que anda a fazer várias remodelações na residência oficial.
Além do Jardim das Rosas, Trump mandou construir um salão de baile que, segundo disse na terça-feira, terá um custo de 400 milhões de dólares.
Leia Também: Donald Trump: "Serei sempre um amigo e defensor do povo judeu"













