"Partidos têm de existir em democracia. Mas, não na Presidência"

  • 16/01/2026

Esta posição foi transmitida pelo ex-chefe do Estado-Maior da Armada em declarações aos jornalistas, após ter feito uma ação de campanha no Mercado de Benfica, em Lisboa.

 

Tal com fez na véspera, durante um comício da sua candidatura no Porto, Gouveia e Melo voltou a deixar avisos aos cidadãos de esquerda sobre uma possível vitória do líder do Chega numa segunda volta das eleições presidenciais, se tiver como adversário o antigo secretário-geral do PS.

"Se eu passar à segunda volta, nenhum partido de esquerda ou de direita perde", sustentou, procurando assim colocar-se como o melhor candidato para captar votos, quer na direita democrática, quer na esquerda.

Mas, na sua perspetiva, se Seguro disputar a segunda volta com André Ventura, isso já não acontecerá.

"A esquerda é minoritária neste momento. Se o PSD dá liberdade de voto e com a Iniciativa Liberal (IL) a dizer que apoia o candidato do Chega [numa segunda volta], estamos numa situação verdadeiramente perigosa para o sistema democrático", advertiu.

Por isso, para o almirante, nesta primeira volta das eleições, "quem vota à esquerda precisa de ter cuidado".

"Tem de pensar nisto porque a eleição presidencial tem duas voltas. Não basta um candidato passar à primeira volta", argumentou.

Gouveia e Melo assumiu perante os jornalistas que, no início da presente campanha para as eleições presidenciais, colocou o líder do Chega como alguém sem hipóteses de ser eleito Presidente da República.

Só que, na sua perspetiva, sobretudo na última semana de campanha, houve "oscilações" entre as forças políticas da direita democrática.

"Já vi muita coisa sobre a atratividade para o extremo da direita. E André Ventura agora anda a vestir a pele de cordeiro, anda a tentar moderar-se. Mas nunca pensei que o representante da Iniciativa Liberal [Cotrim Figueiredo] admitisse votar na segunda volta no representante do Chega".

Ora, para o almirante, está é a "demonstração de um primeiro passo para se constituir um grande bloco à direita".

"A campanha evoluiu com oscilações de posições. E essas oscilações de posições deixam-me intranquilo. Sou a maior garantia, quer da direita, quer da esquerda, que há equilíbrio no sistema democrático", justificou.

O ex-chefe do Estado-Maior da Armada procurou passar a mensagem de que é o único candidato presidencial sem partido.

"Sendo independente, se for eleito, não há nenhuma derrota de nenhum partido. Se passar [à segunda volta] alguém apoiado pelo partido da esquerda, há uma derrota à direita. Se passar alguém à direita, há uma derrota da esquerda. Sou o único que não constitui derrota nenhuma", acrescentou.

Gouveia e Melo reiterou a sua promessa que, enquanto chefe de Estado, procurará contribuir para a estabilidade política. Mas, a seguir, fez um aviso que repetiu muitas vezes ao longo desta campanha: "Nunca serei um peão do Governo, mas também não serei oposição ao Governo".

"Tentarei fazer o meu trabalho com a máxima tranquilidade, com a máxima serenidade, olhando sempre para uma única coisa: o interesse nacional. E esse interesse nacional, para mim, não passa pelas lutas político-partidárias, eu não fui treinado assim. Fui treinado a pensar num Portugal coeso, num Portugal unido", advogou.

Neste contexto, recusou ser um candidato presidencial contra os partidos.

"Os partidos têm de existir em democracia. Mas, na Presidência da República, não me parece", completou.

Leia Também: AO MINUTO: Último dia de campanha; Seguro? "Presidente de diálogo"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2920591/partidos-tem-de-existir-em-democracia-mas-nao-na-presidencia#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes