Partido de Corbyn batizado como Your Party. Terá direção coletiva
- 30/11/2025
Fica assim determinado o nascimento oficial do partido de esquerda, que poderá candidatar-se às eleições regionais de maio de 2026, ainda que com quezílias internas, visíveis no congresso deste fim de semana, como escreveu a agência Efe.
De acordo com a votação no congresso, o partido mantém o nome inicialmente provisório Your Party (O Teu Partido, em tradução livre) e a direção será coletiva, tal como defendia uma das cofundadoras, a deputada Zarah Sultana, rival de Corbyn.
Nem Sultana nem Corbyn poderão integrar o órgão colegial diretivo.
O lançamento deste novo partido foi anunciado oficialmente em julho por Corbyn, de 76 anos, eleito como deputado independente em 2024, depois de ter sido expulso pelo Partido Trabalhista.
No entanto, a iniciativa já tinha sido tornada pública várias semanas antes pela deputada Zarah Sultana, de 32 anos, que estava suspensa do grupo parlamentar do Labour (Partido Trabalhista) por ter votado contra o Governo.
Ambos desafiaram abertamente o líder trabalhista e primeiro-ministro, Keir Starmer, em questões como o conflito na Faixa de Gaza e políticas mais centristas, e decidiram formar um "movimento de bases".
Poucos dias depois, comunicaram que 400 mil pessoas tinham manifestado interesse em filiar-se.
No entanto, rapidamente surgiram sinais de divergência, com Sultana, que queria ser co-líder com Corbyn, a alegar nas redes sociais que estava a ser marginalizada por um "clube de rapazes sexistas".
Desde as eleições legislativas de 2024, o panorama político britânico está em recomposição com a ascensão dos liberais-democratas (centro), dos Verdes (esquerda) e do partido anti-imigração Reform UK.
"As pessoas precisam desesperadamente de uma alternativa real ao avanço da extrema-direita", afirmou à agência de notícias France-Press (AFP) o deputado independente Shockat Adam, aliado de Corbyn, numa altura em que o Reform UK, força política do ex-promotor do 'Brexit' (processo de saída do Reino Unido da União Europeia) Nigel Farage, lidera as sondagens sobre as intenções de voto.
Na quinta-feira, uma sondagem da YouGov confirmou que as intenções de voto na nova força política de Jeremy Corbyn caíram significativamente de 18% em julho, quando foi lançada oficialmente, para 12% atualmente.
Além das desavenças pessoais e desacordos entre as fações de Jeremy Corbyn e da deputada co-fundadora Zarah Sultana e alegações de desorganização financeira, o partido tem sido penalizado pela ascensão dos Verdes, revelou o mesmo estudo.
Leia Também: Reino Unido. Corbyn quer construir "novo partido socialista democrático"













