Parolin critica "falsas expectativas" de mudanças exageradas na Igreja

  • 14/09/2025

Em entrevista à agência Lusa, o chefe da diplomacia vaticana admitiu que o caminho sinodal, um processo iniciado pelo Papa Francisco para discutir as mudanças dentro da Igreja e na relação com os leigos, criou "falsas expectativas" de muitos setores, que reclamam uma estrutura mais mundana.

 

"Na minha opinião, as mudanças devem estar sempre, digamos, de acordo com a tradição da Igreja", pelo que "talvez também tenham sido criadas falsas expectativas que devem ser, por assim dizer, dimensionadas", explicou o "número dois" do Papa Francisco, que continua no cargo com Leão XIV.

"É verdade que também existem mudanças estruturais que podem ser [feitas], mas não se pode mudar a natureza da Igreja", nomeadamente a sua "dimensão sacramental"  e "hierárquica", de unidade pastoral com o Papa, disse Parolin.

Isso "pode agradar ou não agradar, mas esta é a Igreja que Jesus Cristo instituiu e que nos foi transmitida ao longo dos séculos através da tradição viva", disse, admitindo que seja "necessário um esclarecimento para que não haja falsas expectativas" de muitos fiéis.

Hoje, a "Igreja é muito mais diversificada do que no passado", para o qual contribuem as distâncias, as culturas ou uso das línguas nacionais.

Por isso, "anunciar a unidade [da Igreja] torna-a mais complexa, se não mais difícil", salientou o cardeal italiano, que chegou a liderar as bolsas de apostas para suceder a Francisco.

"Na Igreja devemos estar unidos nas coisas fundamentais" e "sobre isso não há discussão", no que respeita às "verdades da fé", pelo que essa "é também a tarefa do Papa: confirmar os irmãos na fé".

"Depois, há muitos domínios em que também podemos ser livres e onde cada um pode fazer as suas escolhas", acrescentou o cardeal, sem especificar.

Sobre o processo sinodal iniciado pelo Papa Francisco, Parolin confia que Leão XIV vai continuar naquilo que eram os objetivos, a "participação de todos os batizados na missão da Igreja na evangelização".

Isso "significa também uma maior participação [dos leigos] nos organismos internos da Igreja", e "tem repercussões a nível intra-eclesial", acrescentou o secretário de Estado, mostrando-se confiante: "A linha de fundo do Sínodo certamente continuará".

Leia Também: Presidente da República recebeu "número dois" do Vaticano em Belém

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2853382/parolin-critica-falsas-expectativas-de-mudancas-exageradas-na-igreja#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes