Parlamento recomenda isenção temporária de portagens em trechos da A1

  • 13/02/2026

Desde dia 04 de fevereiro e até domingo, está em vigor a isenção de portagens nas zonas afetadas pela depressão Kristin no perímetro que abrange trechos da A8, A17, A14 e A19.

 

O PAN pede ao Governo que, no âmbito da isenção temporária do pagamento de portagens em vigor, "inclua os lanços da A1 que sirvam os municípios abrangidos pela situação de calamidade decorrente da tempestade Kristin".

Por outro lado, o partido quer que sejam devolvidas integralmente as portagens já pagas por utilizadores entre as 00:00 de 28 de janeiro e as 00:00 do dia 04 de fevereiro e que tenham sido obrigados a utilizar vias portajadas em resultado de cortes de estradas nacionais, municipais ou locais ou devido a situações de emergência ou socorro.

O PAN recomenda ainda ao Governo que, em articulação com as concessionárias rodoviárias, defina mecanismos simples e céleres para a identificação dos períodos e dos procedimentos de devolução das quantias pagas, garantindo que o processo não implica encargos administrativos excessivos ou penalizações futuras para os cidadãos.

O partido quer ainda que o Governo avalie a criação de um regime jurídico que permita a ativação automática de isenções temporárias de portagens em contextos de fenómenos climáticos extremos ou de proteção civil.

Para o PAN, a isenção temporária de portagens nos troços das autoestradas A8, A17, A14 e A19 abrangidos pelo perímetro das zonas afetadas pela tempestade Kristin "não só é demasiado limitado na sua duração, como não inclui os troços da A1 que são fundamentais para a circulação em muitas das zonas afetadas".

"Além do mais esta isenção não previu mecanismos de devolução de portagens já pagas no período crítico posterior à tempestade, em que muitas pessoas tiveram de recorrer a vias portajadas por não existirem alternativas seguras de circulação", justificam.

Dezasseis pessoas morreram em Portugal na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Várias estradas estão a colapsar com o mau tempo em Portugal. Porquê?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2939083/parlamento-recomenda-isencao-temporaria-de-portagens-em-trechos-da-a1#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes