Parlamento recomenda condenação do golpe de Estado na Guiné

  • 13/02/2026

A iniciativa, que teve por base um projeto de resolução do Livre, foi aprovada por unanimidade.

 

Com este texto, o parlamento recomenda ao Governo liderado por Luís Montenegro que "condene veementemente o golpe de Estado de 26 de novembro de 2025 na Guiné-Bissau e repudie a detenção arbitrária do presidente da Assembleia Nacional Popular, Domingos Simões Pereira, bem como de outros opositores políticos, magistrados e de integrantes das comissões regionais de eleições, exigindo a libertação imediata dos opositores".

Os deputados pedem também ao executivo que "apele ao fim das restrições à liberdade de imprensa e ao direito de manifestação, reafirmando o compromisso de Portugal enquanto parceiro de laços fortes com a Guiné-Bissau".

A Assembleia da República apela ainda ao Governo que "promova, em articulação com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), todos os esforços diplomáticos e de cooperação necessários à restauração da ordem constitucional e da estabilidade política e do Estado de Direito na Guiné-Bissau" e que "junte esforços para repor a ordem constitucional no país, considerando preocupante o anúncio da adoção de uma nova Constituição".

Hoje, foi também aprovado outro texto final em que o parlamento recomenda ao Governo que "acompanhe, em articulação com a UE e a ONU, a evolução da situação humanitária no Norte da Síria e territórios curdos" e ative "mecanismos diplomáticos e humanitários adequados para apoio e proteção da população curda, contribuindo para os esforços de um cessar-fogo efetivo".

Os deputados instam ainda o executivo a promover a constituição e a integrar "uma delegação de observadores internacionais, sob a égide da ONU ou UE, para permitir a monitorização da situação humanitária no Curdistão sírio, incluindo para documentação de alegadas violações de Direitos Humanos".

Ainda no plano internacional, o parlamento aprovou outro texto final, relativo a um projeto de resolução do BE, que recomenda ao Governo que "condene formalmente a construção da estrada exclusiva para israelitas" na Cisjosdânia, "exigindo a Israel a suspensão imediata de um projeto que promove a anexação" daquele território e reitere o apoio de Portugal à solução de dois Estados.

O parlamento quer também que o Governo "exerça diligências diplomáticas, no quadro da UE e ONU, para que sejam aplicadas medidas que desincentivem a expansão contínua de colonatos e a demolição de estruturas palestinianas" e que "garanta o cumprimento das normas internacionais por parte de empresas nacionais, monitorizando o envolvimento de entidades portuguesas em projetos de infraestruturas em territórios considerados ocupados pelo direito internacional".

O projeto de resolução do BE que recomendava ao Governo a rejeição do plano dos Estados Unidos da América para a Venezuela foi maioritariamente rejeitado, tendo sido aprovado apenas o ponto que pede que seja garantia proteção e apoio à comunidade portuguesa e luso-descendente na Venezuela. processo eleitoral, pedindo que "não haja prisões políticas" e que a verdade eleitoral seja apurada, mas rejeitando "ingerências".

Leia Também: Opositor Simões Pereira ouvido como "declarante" no Tribunal na Guiné

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2939067/parlamento-recomenda-condenacao-do-golpe-de-estado-na-guine#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes