Parlamento quer profissionalizar Sistema de Gestão de Fogos Rurais

  • 10/12/2025

A resolução 188, sob proposta do Livre, aprovada em 28 de outubro, recomenda ao Governo que "valorize a carreira de sapador florestal no setor público através da renegociação das condições remuneratórias, garantindo aumentos salariais, reconhecendo a profissão como de desgaste rápido e atribuindo-lhe subsídio de risco".

 

O Governo deve ainda autorizar o ICNF a "iniciar, em 2026, procedimento concursal para contratação de sapadores florestais, por tempo indeterminado, após avaliação das suas necessidades" e avaliar as "recomendações constantes no relatório de avaliação do programa de sapadores florestais, com vista à melhoria do plano de formação para as equipas de sapadores florestais" e do respetivo programa.

A resolução 186, do grupo parlamentar do Livre, recomenda que se autorize o ICNF a "abrir, ainda em 2025, procedimento concursal para contratação, por tempo indeterminado, de vigilantes da natureza, após avaliação criteriosa e realista das necessidades em função da área de intervenção do Instituto".

Outra proposta do Livre, a resolução 187, aprovada em 17 de outubro, recomenda que "implemente e aplique o Plano Nacional de Qualificação dos Agentes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais [SGIFR], elaborado pela Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais, garantindo os meios necessários à sua concretização".

O parlamento pretende também que o Governo "qualifique e capacite" os agentes do SGIFR, investindo "no ensino e formação contínua de operacionais e pessoal especializado, incorporando conhecimento técnico para apoiar a tomada de decisões estratégicas e operacionais, promovendo a investigação científica aplicada e reforçando os sistemas de informação e comunicação".

A resolução 184, do Livre, recomenda ao Governo "a adoção e financiamento de medidas de estabilização de emergência dos solos em risco após os incêndios", com definição e disponibilização de "financiamento excecional destinado às ações de estabilização de emergência dos solos e de restauro ecológico".

O executivo deve abrir "de imediato os avisos para celebração dos contratos-programa 'Territórios Resilientes', de modo que seja possível atuar nas áreas ardidas, garantindo a rápida mobilização de meios e a coordenação entre entidades públicas e privadas, de forma a assegurar a proteção do interesse público e a conservação do património natural".

Os deputados advogam que se "fomente a cooperação transfronteiriça, tal como recomendou o Observatório Técnico Independente, para análise, acompanhamento e avaliação dos incêndios florestais e rurais", criado em 2018, "assegurando os recursos financeiros e humanos adequados para as intervenções" identificadas como necessárias, "de forma a reforçar a resiliência do território fronteiriço e transfronteiriço".

O Governo deve também assegurar "a monitorização sistemática das áreas ardidas, por um período nunca inferior a dois anos, e da eficácia das diferentes intervenções realizadas no pós-incêndio" para "avaliação da regeneração da vegetação e a análise das propriedades do solo".

A resolução 185, proposta por Inês Sousa Real (PAN), aprovada em 17 de outubro, recomenda "a utilização de inteligência artificial para a prevenção e deteção de incêndios florestais e a redução do prazo de atualização do Inventário Florestal Nacional no âmbito da execução do Plano 'Floresta 2050, Futuro + Verde'".

No âmbito da execução do Plano de Intervenção para a Floresta 2025 a 2050, aprovado pelo parlamento, por proposta do Governo, e já publicado em Diário da República, os deputados recomendam que se "reforce os meios e recursos necessários para a utilização de inteligência artificial para a prevenção e deteção de incêndios florestais".

No texto defende-se também que o executivo "avalie reduzir o prazo de atualização do Inventário Florestal Nacional e a possibilidade de atualizações parciais intermédias".

Leia Também: Agrária de Coimbra e ICNF criam polo de treino de restauro florestal

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2902550/parlamento-quer-profissionalizar-sistema-de-gestao-de-fogos-rurais#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes