Parlamento do Japão reelege Sanae Takaichi como primeira-ministra
- 18/02/2026
Takaichi, de 64 anos, obteve 354 dos 464 votos na câmara baixa da Dieta, a mais importante das duas câmaras do parlamento nipónico, que tem poder sobre a câmara alta.
A primeira-ministra obteve, assim, a maioria na câmara baixa, à frente dos 50 votos recebidos pelo segundo classificado, Yuichiro Tamaki, líder do Partido Democrático Popular. Na câmara alta, Takaichi recebeu 123 dos 246 votos.
Após tornar-se, em outubro, a primeira mulher a liderar o Governo japonês e aproveitando as sondagens a seu favor, Takaichi dissolveu no final de janeiro a câmara baixa do parlamento, onde a coligação governamental tinha uma maioria.
A dissolução obrigou a líder a dissolver também o Governo, embora a primeira-ministra tenha declarado, após vencer as eleições, que não iria fazer grandes alterações no seu executivo.
A primeira-ministra vai dar uma conferência de imprensa ainda hoje. De acordo com a imprensa nipónica, o novo Governo deverá tomar posse também hoje, com Takaichi a manter todos os membros do anterior executivo.
A ultraconservadora irá depois apresentar um discurso político na Dieta na sexta-feira.
O PLD conquistou 315 assentos nas eleições legislativas antecipadas de 08 de fevereiro, obtendo uma maioria absoluta na câmara baixa da Dieta.
Este resultado é o melhor da história do PLD e permite a Takaichi consolidar o seu mandato para implementar o programa económico expansivo no arquipélago de 123 milhões de habitantes durante os próximos quatro anos.
A coligação formada pelo PLD e o Ishin (Partido para a Inovação, centro-direita) obteve um total de 351 cadeiras das 465 que compõem a câmara baixa, de acordo com dados do Ministério do Interior.
Na legislatura anterior, o PLD tinha apenas 198 cadeiras, enquanto o Ishin detinha 34.
As eleições também viram o partido anti-imigração Sanseito aumentar o número de assentos, passando de dois para 15, segundo os resultados.
A nova Aliança Centrista para a Reforma, formada pelo principal partido da oposição, o Partido Democrático Constitucional (centro-esquerda), e pelo antigo parceiro do PLD, o pequeno partido budista Komeito, sofreu uma derrota esmagadora, com o número de assentos a cair de 167 para 49.
Takaichi foi calorosamente felicitada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, com quem deverá encontrar-se em meados de março, em Washington.
A vitória coloca-a na esteira do mentor, Shinzo Abe (primeiro-ministro em 2006-2007 e depois em 2012-2020), que marcou profundamente o país com posições nacionalistas e um programa económico, que incluía, nomeadamente, medidas de relançamento orçamental.
Leia Também: Japão deixa de notificar deportações de estrangeiros













