Parlamento do Iraque escolhe presidente e abre caminho para novo governo

  • 29/12/2025

De acordo com os resultados oficiais, al-Halbousi recebeu 208 votos dos 329 deputados, contra 66 do seu adversário, Siyada Salem al-Issawi.

 

Al-Halbousi é membro da coligação liberal sunita Taqqaddum (Progresso), o maior partido político deste ramo do Islão no Iraque, que conquistou 36 lugares do parlamento nas últimas eleições.

De acordo com o sistema de partilha de poder no país, o cargo de primeiro-ministro é ocupado por um xiita, enquanto a presidência do parlamento é ocupada por um sunita e a presidência da República, em grande parte cerimonial, por um curdo.

O parlamento procedeu também à eleição do primeiro e segundo vice-presidentes, sendo que um deles deverá ser xiita e o outro curdo.

Haibat al-Halboussi, 45 anos, cumpriu dois mandatos como deputado e presidiu à comissão parlamentar do petróleo e da energia durante ambos os mandatos.

No mês passado, as principais forças políticas sunitas anunciaram a formação de uma coligação para coordenar as suas posições depois de terem concorrido em listas separadas nas eleições.

A maioria delas indicou al-Halboussi como o seu único candidato.

As eleições parlamentares foram realizadas no dia 11 de novembro num contexto de relativa estabilidade após anos de caos no seguimento da queda do ditador Saddam Hussein em 2003, com uma participação de 56,11%, apesar do boicote por parte do influente líder xiita Moqtada al-Sadr.

A Coligação para a Reconstrução e Desenvolvimento, do primeiro-ministro iraquiano, Mohammed al-Sudani, conquistou a vitória, ocupando 46 lugares no parlamento, à frente da força Estado de Direito, do ex-chefe do governo Nouri al-Maliki, com 29, e 27 do partido Taqqaddum.

No geral, as alianças e listas xiitas garantiram 187 lugares do parlamento, as forças sunitas 77, as curdas 56, além de nove lugares reservados a membros de grupos minoritários.

Al-Sudani chegou ao poder em 2022 através da Estrutura de Coordenação, uma coligação de partidos xiitas apoiados pelo Irão.

De acordo com a Constituição, o parlamento deve, após a sua primeira sessão, eleger o presidente da República no prazo de 30 dias.

No mesmo prazo, o Presidente deve encarregar o primeiro-ministro, nomeado pelo partido maioritário no parlamento, de formar governo.

Leia Também: Morre Peter Arnett, Pullitzer que cobriu guerras do Vietname e do Golfo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2911100/parlamento-do-iraque-escolhe-presidente-e-abre-caminho-para-novo-governo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes