Paris homenageia vítimas dos atentados terroristas (que foram há 10 anos)
- 10/11/2025
A Torre Eiffel vai iluminar-se das cores da bandeira francesa - azul, branco e vermelho, para assinalar os 10 anos dos atentados terroristas de 13 de novembro de 2015, em Paris.
A Torre Eiffel iluminar-se-á na quarta-feira e quinta-feira para homenagear as 130 vítimas e os familiares, depois de um anúncio foi feito, esta segunda-feira, pela presidente de Paris, Anne Hidalgo.
"Dez anos depois, Paris e toda a nação vão homenagear as vítimas do 13 de novembro de 2015, as suas famílias e os seus entes queridos. Em memória, a Torre Eiffel será iluminada de azul, branco e vermelho na quarta-feira e quinta-feira ao anoitecer", pode ler-se na publicação.
A presidente da capital francesa sublinha ainda que "Paris lembra-se". "Nunca os esqueceremos".
Na quinta-feira, dia 13 de novembro, vão realizar-se várias cerimónias de homenagem nos vários locais afetados pelos ataques, onde o presidente francês, Emmanuel Macron, marcará também presença.
O dia vai começar no Stade de France, às 11h30 locais, passando pelos terraços do Le Petit Cambodge e do Le Carrilon, La Bone Bière, Le Comptoir Voltaire, La Belle Équipe e, por fim, pelo Bataclan. As cerimónias irão terminar no novo jardim memorial na Place Saint-Gervais.
Recorde-se que os ataques, levados a cabo na sala de espetáculos Bataclan e nas proximidades do Stade de France e reivindicados pelos Estado Islâmico, provocaram 137 mortos - sete dos quais terroristas - e mais de 350 feridos.
O único membro vivo do grupo terrorista responsável pelo ataque, Salah Abdeslam, de 32 anos, foi condenado a prisão perpétua pelo Tribunal Especial de Paris.
Leia Também: Após pedido de libertação, Nicolas Sarkozy já saiu da prisão













