Paris aconselha cidadãos franceses a abandonarem temporariamente Mali

  • 07/11/2025

"Há várias semanas que a situação de segurança tem vindo a deteriorar-se no Mali, incluindo em Bamako", refere um alerta de viagem divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) francês.

 

"Recomenda-se aos cidadãos franceses que planeiem uma saída temporária do Mali assim que possível, utilizando os voos comerciais ainda disponíveis", acrescenta-se na nota, especificando que "as viagens por terra continuam a ser desaconselhadas, uma vez que as estradas nacionais são atualmente alvo de ataques de grupos terroristas".

O MNE francês recorda, além disso, que "continua a desaconselhar formalmente deslocações ao Mali, qualquer que seja o motivo".

Questionado pela agência de notícias francesa, AFP, o MNE disse não ter condições para esclarecer se o alerta também se dirige aos funcionários da embaixada de França em Bamako.

Na quinta-feira, o porta-voz do MNE, Pascal Confavreux, tinha sublinhado que França estava a acompanhar "muito atentamente e com verdadeira preocupação" a degradação da situação da segurança no Mali, onde a violência 'jihadista' se intensificou nos últimos dias.

Para já, disse então o porta-voz, "o aparelho diplomático mantém-se inalterado, estando a embaixada francesa aberta, chefiada por um encarregado de negócios que se ocupa, nomeadamente, da proteção consular dos nossos 4.300 cidadãos inscritos na lista consular, cuja segurança é uma prioridade.

Desde 2012, o Mali enfrenta uma profunda crise de segurança, sobretudo alimentada pela violência 'johadista' do Grupo de Apoio ao Islão e aos Muçulmanos (JNIM, ligado à Al-Qaida) e do grupo Estado Islâmico (EI), bem como de grupos criminosos locais.

E há algumas semanas, os 'jihadistas' do JNIM impuseram um embargo às importações de combustível, que chegou até Bamako, estrangulando a economia do país sem litoral do Sahel.

Na semana passada, os Estados Unidos e o Reino Unido anunciaram a retirada do Mali dos seus funcionários considerados "não-essenciais" e das respetivas famílias, em resposta ao agravamento da situação.

Leia Também: Mali. Ex-primeiro-ministro Moussa Mara condenado a dois anos de prisão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2884753/paris-aconselha-cidadaos-franceses-a-abandonarem-temporariamente-mali#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes