"Parece que não aprendemos com outras situações que ocorreram no passado"

  • 31/01/2026

"Parece que não aprendemos com outras situações que ocorreram no passado recente. A questão dos incêndios. A questão do apagão, a questão da emergência no socorro médico, o que se passou no Elevador da Glória", disse hoje António José Seguro num almoço com apoiantes na Casa do Povo de Vila Cova da Lixa, em Felgueiras, distrito do Porto.

 

Para o candidato presidencial apoiado pelo PS, não se pode "permitir que o Estado seja um Estado com pés de barro", porque "as pessoas precisam de confiar nas suas instituições", sabendo que "o Estado existe para as proteger e para preservar a sua vida e para preservar os seus bens".

"Eu fico muito feliz com a solidariedade que existe de norte a sul do país com os nossos concidadãos do centro. Mas a solidariedade dos portugueses não pode substituir a responsabilidade do Estado. A solidariedade dos portugueses acrescenta e soma àquilo que deve ser a ação do Estado português", vincou.

Num discurso feito num pavilhão onde entrou novamente sem música e bandeiras no ar, tal como tinha acontecido na sexta-feira à noite em Viseu, Seguro enalteceu ainda a recolha, pela organização do almoço, de cerca de cinco toneladas de bens alimentares e água para entrega "aos portugueses que neste momento estão a viver uma situação de grande aflição".

"É este sentido de solidariedade e de amor ao próximo que eu quero aqui enaltecer como uma marca e uma característica da alma de ser português", assinalou.

Reconhecendo que "catástrofes desta natureza são fenómenos extremos" causados pelas "alterações climáticas", disse que no passado "podiam ocorrer uma vez em cada século" mas agora é necessário estar preparado para "ocorrerem de uma forma mais frequente".

"O país tem que encontrar respostas para prevenir e para minorar as dificuldades das consequências que vamos ter, para atender mais rapidamente as pessoas, seja na comunicação, seja no fornecimento das cadeias alimentares, seja no fornecimento de bens essenciais, como a energia elétrica ou como a água", defendeu.

Leia Também: Seguro aponta "separação completa" entre campanha e solidariedade com vítimas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2930081/parece-que-nao-aprendemos-com-outras-situacoes-que-ocorreram-no-passado#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes