Parceiros sugerem medidas para Cabo Verde ter energia mais fiável

  • 29/11/2025

"Saudamos positivamente os resultados obtidos pelo Governo quanto à capacidade de produção e armazenamento de energia renovável", indicou o GAO, em comunicado, acrescentando que, "apesar dos progressos [...], ainda permanecem desafios de governança do setor".

 

A conclusão da reestruturação da Electra, empresa pública de eletricidade, e a consolidação de "um quadro de governação setorial robusto permitirão acelerar os investimentos orientados para a resiliência e manutenção preventiva do sistema elétrico, que, por sua vez, se traduzirão em importantes ganhos de eficiência, numa maior fiabilidade no fornecimento de eletricidade aos consumidores finais e na transição energética ambicionada", indicou.

Os parceiros também salientaram "a necessidade de implementar planos de reforço de capacidades da Agência de Regulação Multissectorial da Economia (ARME) para consolidar a regulação do setor". 

"Finalmente, os parceiros reiteram a necessidade de acelerar a implementação das tarifas sociais de energia, alargando a sua cobertura conforme as metas estabelecidas", informou o GAO.

A capital de Cabo Verde, Praia, e outros locais, viveram em setembro e outubro sob apagões diários, nalguns casos superiores a 12 horas, devido a avarias na central elétrica da ilha de Santiago.

O Governo pediu desculpas pela situação e anunciou a abertura de vários inquéritos, mas ainda não foram anunciadas quaisquer conclusões.

A mais recente missão do GAO, copresidida pelo Governo e pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), teve lugar nas cidades do Mindelo e da Praia, entre 20 e 28 de novembro. 

O grupo tem como objetivo prestar apoio financeiro e assistência técnica ao Orçamento do Estado, através de subvenções e empréstimos, alinhados com as prioridades nacionais de desenvolvimento, sendo composto pelo Luxemburgo, Portugal, Espanha, União Europeia (UE), BAD e Banco Mundial.

A situação do setor energético foi um dos pontos abordados entre outros assuntos relacionados com a situação macroeconómica, orçamental e da dívida, a gestão das finanças públicas, a reforma da administração pública, emprego, redução da pobreza, ação climática, conectividade digital e dos transportes.

No que respeita à dívida, o GAO saudou a "trajetória descendente da dívida pública", mas "as autoridades reportaram que o serviço da dívida atingiu 50,3% das receitas do Estado no segundo trimestre de 2025", o que levou os parceiros a exortar as autoridades "a manter uma gestão prudente e reforçar a monitorização de riscos fiscais".

Leia Também: PAIGC exige restituição da sede nacional após "ocupação forçada"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2896891/parceiros-sugerem-medidas-para-cabo-verde-ter-energia-mais-fiavel#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes