Paraplégico realiza o mergulho mais mortífero do mundo: "É como o abismo"

  • 09/02/2026

Shaun Gash tem 55 anos, é paraplégico, não tem a perna direita e realizou, em setembro de 2025, o mergulho mais mortífero em todo o mundo, naquele que é apelidado de "Cemitério dos Mergulhadores". É o primeiro paraplégico a completar o feito.

 

Shaun sofreu um acidente de carro quando tinha apenas 20 anos, em 1991. Estava no lugar do passageiro quando o condutor fez uma má curva e perdeu o controlo da viatura.

O carro despistou-se e Shaun não morreu quase que por milagre, segundo os médicos. Mas o acidente deixou as suas feridas: uma lesão na medula espinal na vértebra T5, quatro costelas e o ombro esquerdo fraturados e ambos os pulmões perfurados.

Shaun ficou paraplégico, paralisado do peito para baixo.

"Estava muito em baixo depois do acidente - tinha pensamentos suicidas", confessou ao New York Post. "Demorei muito tempo a aceitar o que aconteceu", mas a fisioterapia ajudou.

Lá, recordaram-no que ainda tinha alguma mobilidade: "Ainda tinha força nos meus membros superiores. Vi pessoas que não tinham isso".

"Assim que me aceitei e ao meu corpo pensei: 'Só tens de continuar a viver a vida. Que mais é que pode correr mal?'", contou. "O pior cenário possível já tinha acontecido. O maior risco que ainda corro é morrer, mas isso é igual para toda a gente".

Em 2018, teve de amputar a perna direita

Determinado a "continuar a viver", Shaun treinou arduamente para "não precisar de cadeira". Os esforços deram resultado e permitiram que o norte-americano se aventurasse em desafios, que poucos conseguem completar.

Em 2018, durante uma dessas aventuras, Shaun decidiu escalar o ponto mais elevado no Reino Unido, a montanha Ben Nevis, na Escócia, com 1.345 metros de altura. Durante o caminho, ficou com a perna direita esmagada e foi obrigado a amputar o membro.

Mesmo assim, continuou. Anos depois, em outubro de 2024 percorreu 300 quilómetros de canoa, entre Chirundo e a Zâmbia, em Moçambique, numa viagem que levou sete dias a terminar.

Durante todo o percurso ouvia e via leões, hipopótamos e até crocodilos, e tinha hienas e búfalos a passear perto da sua tenda de noite.

"Conseguia ouvi-los a rosnar, foi muito entusiasmante. Eu não tinha qualquer estratégia de saída - se quisessem, tinham-me comido", contou.

Shaun treinou seis anos para o mergulho mais fatal do mundo

Por fim, em setembro de 2025 fez-se ao "Buraco Azul", no Egito, o "Cemitério de Mergulhadores", onde se estima que, só nas últimas décadas, 200 pessoas tenham morrido. Shaun treinou durante seis anos para conseguir alcançar o feito.

"É como o abismo", descreveu. "Nunca ninguém como eu tinha sequer tentado antes. Acho que o fiz com cerca de 10 minutos de ar no tanque", acrescentou.

O mergulho em causa envolve uma descida de 30 metros, seguidos de outros 300 metros em direção a um buraco gigante. O "Buraco Azul" tem cerca de 100 metros de profundidade e é ligado ao mar aberto através de um longo túnel.

O comprimento desse túnel aliado à profundidade significa que os mergulhadores que tentam lá chegar consomem o oxigénio nos tanques muito mais rápido do que o normal, tornando o mergulho, por isso, o mais perigoso em todo o mundo.

Com este feito, Shaun quebra o seu terceiro recorde mundial: o primeiro mergulhador classificado a atingir 40 metros de profundidade, permanecer debaixo de água durante 60 minutos e completar o "Buraco Azul".

Pode ver as imagens do mergulho na galeria acima.

Leia Também: Empresa contrata investigadores para seguir funcionária. Foi demitida

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2936337/paraplegico-realiza-o-mergulho-mais-mortifero-do-mundo-e-como-o-abismo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes