Paralisações nos aeroportos desconvocadas: "Atentado ao direito à greve"

  • 18/09/2025

Os trabalhadores da SPdH/Menzies cancelaram hoje a paralisação marcada para diversos períodos entre setembro e janeiro por consideram não haver condições para o exercício do direito à greve, após terem sido decretados serviços mínimos, anunciou o sindicato.

 

 
A greve dos trabalhadores da Menzies (antiga Groundforce), empresa que trata dos serviços de assistência em terra ('handling'), convocada pelo SIMA - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins e pelo Sindicato dos Transportes (STA), abrangia vários períodos entre as 00:00 de 03 de setembro e as 24:00 do dia 02 de janeiro, num total de 76 dias.

O Tribunal Arbitral do Conselho Arbitral do Conselho Económico e Social decretou serviços mínimos, tendo o SIMA denunciado "de forma veemente a decisão do Tribunal Arbitral relativamente à greve na SPdH/Menzies", defendendo que o "que foi imposto não são 'serviços mínimos'" e apontando que obriga "a assegurar cerca de 80% da operação normal".

Hoje, em comunicado, o SIMA informa ter cancelado o pré-aviso por entender que não estão reunidas as condições para que os trabalhadores possam exercer condignamente o seu direito à greve, na sequência da decisão do Tribunal Arbitral que "resultou num verdadeiro atentado ao direito à greve dos trabalhadores portugueses em geral e daquela empresa em particular".

A decisão impunha a realização de 100% dos voos no continente e ilhas e 35% nos voos internacionais.

Hoje, em comunicado, o SIMA informa ter cancelado o pré-aviso por entender que não estão reunidas as condições para que os trabalhadores possam exercer condignamente o seu direito à greve, na sequência da decisão do Tribunal Arbitral, que "resultou num verdadeiro atentado ao direito à greve dos trabalhadores portugueses em geral e daquela empresa em particular".

De acordo com o Sindicato, a decisão do Tribunal Arbitral é "totalmente oposta a anteriores" e baseia-se "em avaliações totalmente descabidas e em critérios nada objetivos, sobre a duração da greve, negligenciando os direitos dos trabalhadores e que se traduziu numa decisão digna de uma agência de turismo".

"Sabemos que existe atualmente a vontade dos nossos governantes em restringir este que é um dos direitos constitucionais dos trabalhadores, mas não podemos de modo algum pactuar com essa posição", sublinha o SIMA.

No entendimento do Sindicato, "todo o processo pelo qual foram decretados serviços mínimos peca por uma quebra de confiança dos trabalhadores numa estrutura que deveria acolher os interesses de todos e não só de alguns".

"Foi com perplexidade que vimos árbitros dos trabalhadores (que não foram escolhidos por estes) a virarem árbitros de entidades empregadoras, tal é de facto inusitado e muito estranho", destaca o sindicato na nota.

O Sindicato diz ainda que "outras formas de luta já estão a ser tomadas em consideração", sem especificar quais.

O SIMA tinha anunciado, em agosto, a marcação das novas greves de trabalhadores da empresa responsável pelos serviços de assistência em escala, em períodos alternados até 02 de janeiro de 2026, incluindo fins de semana prolongados e datas de elevado movimento, como o Natal e o Ano Novo.

Este pré-aviso do SIMA surgiu depois das greves realizadas em julho e agosto e da suspensão de paralisações previstas para finais de agosto, na sequência de contactos no Ministério do Trabalho.

[Notícia atualizada às 09h41]

Leia Também: Huawei anuncia que lançará em 2026 novo 'chip' de inteligência artificial

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2855443/paralisacoes-nos-aeroportos-desconvocadas-atentado-ao-direito-a-greve#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes