Paralisação do Governo dos EUA bate recorde ao atinger 36 dias

  • 05/11/2025

Entretanto, crescem as preocupações com a falta de verbas para programas sociais e o possível encerramento de partes do espaço aéreo dos EUA devido à escassez de pessoal.

 

Mais de 42 milhões de pessoas deixaram de receber assistência alimentar federal, e a ausência de controladores de tráfego aéreo, obrigados a continuar a trabalhar sem receber salário, provocou atrasos e cancelamentos de voos nos aeroportos de todo o país.

"O obstrucionismo dos democratas vai bater o recorde da paralisação governamental mais longa da história dos EUA", tinha avisado a secretária de imprensa da Presidência norte-americana, Karoline Leavitt, na terça-feira.

Republicanos e democratas têm trocado acusações pela paralisação, que foi prolongada na segunda-feira, depois de o Senado, a câmara alta do parlamento, ter rejeitado uma proposta republicana de financiamento temporário do Governo enquanto as negociações continuam.

Os democratas exigem a aprovação de mais subsídios para o programa público de seguros de saúde Obamacare, enquanto a maioria republicana --- que controla ambas as câmaras do Congresso --- acusa a oposição, sem provas, de querer beneficiar os imigrantes indocumentados.

"A paralisação é produto da intransigência do Presidente, da sua recusa em negociar um orçamento equilibrado e justo", declarou o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, que culpou Donald Trump e os republicanos pelo 'shutdown'.

"Os norte-americanos não deveriam ter de pagar o preço por um jogo político que põe em risco a segurança e os serviços essenciais do país", acrescentou Schumer.

A atual paralisação supera a de 2019, quando, durante a anterior presidência de Trump, o Governo esteve paralisado durante 35 dias devido a um impasse com os democratas sobre o financiamento de um muro na fronteira com o México.

Nessa altura, mais de 800 mil funcionários federais foram obrigados a trabalhar sem receber salário ou foram temporariamente suspensos, uma situação que ameaça repetir-se se não for alcançado em breve um acordo orçamental.

Na noite de terça-feira, Trump atribuiu à paralisação do governo federal provocada pelo impasse nas negociações sobre o Orçamento as vitórias eleitorais conseguidas pelos democratas.

Zohran Mamdani foi eleito presidente da câmara de Nova Iorque, derrotando Andrew Cuomo - antigo governador democrata mas que concorreu como independente e foi apoiado por Trump - e o republicano Curtis Sliwa.

Na Virgínia, onde persiste uma concentração de funcionários federais afetados pelo encerramento de serviços por parte da Administração e por despedimentos em larga escala entre os funcionários federais, os eleitores mudaram o inquilino da mansão do governador, escolhendo a democrata Abigail Spanberger como a primeira mulher a liderar o estado.

Em Nova Jérsia, os eleitores optaram por manter os democratas no poder e elegeram a congressista Mikie Sherill, que caracterizou a vitória como um referendo sobre Trump e algumas das suas políticas --- desde a saúde à imigração e à economia.

Leia Também: Trump só aprova verbas para ajuda alimentar quando 'shutdown' terminar

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2882933/paralisacao-do-governo-dos-eua-bate-recorde-ao-atinger-36-dias#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes