Paraísos fiscais: UE retira três países e acrescenta dois (veja a lista)

  • 17/02/2026

A União Europeia (UE) manteve hoje a Rússia e o Panamá na lista negra de paraísos fiscais e acrescentou duas jurisdições, o Vietname e as Ilhas Turcas e Caicos.

 

Ao atualizar a lista de "jurisdições não cooperantes para efeitos fiscais", o Conselho da União Europeia (UE) retirou igualmente três países - as Fiji, Samoa e Trindade e Tobago - por considerar que agora cumprem "todas as normas internacionais acordadas", lê-se numa nota publicada no site do Conselho.

Com a revisão, a lista passa a ter dez jurisdições: Samoa Americana, Anguila, Guame, Palau, Panamá, Rússia, Ilhas Turcas e Caicos, Ilhas Virgens dos Estados Unidos, Vanuatu e Vietname.

Criada em dezembro de 2017 para enumerar as jurisdições consideradas "não cooperantes" a nível fiscal, a lista é atualizada duas vezes por ano em função de critérios de transparência de informação tributária, equidade fiscal e cumprimento de normas internacionais de prevenção da erosão da base tributável e do desvio de lucros das empresas.

Apesar de ser conhecida como "lista negra de paraísos fiscais", não se refere apenas a territórios que têm uma tributação nula ou muito baixa, antes ao incumprimento de normas de boa governação fiscal (como a troca de informações entre países a nível global, de acordo com as regras definidas pela OCDE e pelo G20).

Relativamente à Rússia, a UE fundamenta a manutenção na lista com o facto de o país ter "um regime fiscal preferencial prejudicial ('International Holding Companies')" e de não ter resolvido esta questão, refere-se nas conclusões do Conselho.

Em relação ao Panamá, o Conselho lembra que "tem um regime prejudicial de isenção de rendimentos de origem estrangeira" e que conitnua a não resolver este ponto.

"O Panamá comprometeu-se a corrigir as deficiências identificadas pelo Fórum Global [para a Transparência e a Troca de Informações da OCDE] no que diz respeito ao seu quadro de troca de informações a pedido e a solicitar", fundamenta o Conselho.

As Ilhas Turcas e Caicos foram incluídas na lista da UE "na sequência de preocupações manifestadas pelo fórum da OCDE sobre práticas fiscais prejudiciais relativas à aplicação dos requisitos de substância económica nessa jurisdição", indica o Conselho na nota divulgada hoje.

Quanto ao Vietname, a inclusão segue-se à "análise realizada pelo Fórum Mundial da OCDE, que mostrou que o país não cumpria as normas necessárias para a troca de informações fiscais a pedido".

A União Europeia sublinha ainda "os esforços em curso" feitos pelo Guame, pelas Ilhas Virgens dos Estados Unidos e pela Samoa Americana "para assegurar o cumprimento de determinadas normas de cooperação fiscal", mas avisa que "esses avanços não foram considerados suficientes" para as jurisdições saírem da deste grupo para já.

Além desta lista principal, o Conselho publica uma segunda lista de jurisdições para fazer o ponto de situação sobre países que se encontram a realizar esforços de cooperação a nível fiscal e a cumprir os compromissos assumidos de reformar "a sua legislação para aderirem às normas acordadas em matéria de boa governação fiscal".

Neste momento, a lista é composta pela Turquia, Jordânia, Marrocos, Montenegro, Gronelândia, Belize, Ilhas Virgens Britânicas, Brunei e zona económica especial do Essuatíni.

A UE destaca o caso de Antígua e Barbuda e das Seicheles, que "receberam uma notação positiva do Fórum Mundial no que diz respeito aos seus sistemas de troca de informações fiscais a pedido", o que levou o Conselho a retirar as duas jurisdições deste documento.

O Conselho refere ainda que "foi concedida ao Brunei uma prorrogação de seis meses para reformar o seu regime de isenção para rendimentos provenientes de fonte estrangeira", na expectativa de o país asiático fazer "as alterações necessárias para que possa ser retirado da lista".

Leia Também: "Vamos cumprir as regras orçamentais" da UE, garante Miranda Sarmento

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2940769/lista-negra-de-paraisos-fiscais-ue-retira-tres-paises-e-acrescenta-dois#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes