Para que serve o chá de cavalinha? A planta que faz bem a (quase) tudo
- 30/01/2026
A cavalinha (Equisetum arvense, em latim) é uma planta medicinal com inúmeros benefícios conhecida pelas suas propriedades diuréticas e antioxidantes.
O website Terra destaca 7 dos benefícios do chá de cavalinha.
1. Diurético natural
O chá de cavalinha é um bom aliado para quem pretende emagrecer, uma vez que aumenta a produção de urina promovendo, desta forma, a eliminação das toxinas do corpo. Para quem sofre de retenção de líquidos ou problemas urinários é benéfico.
2. Antioxidante
A cavalinha é rica em flavonoides com potencialidades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e a reduzir stress oxidativo no corpo.
"As células do nosso corpo estão sujeitas a danos tóxicos pela formação de radicais livres, provenientes de reações que acontecem na membrana das células, sendo responsáveis pela ocorrência de diversas doenças e processos degenerativos do organismo humano", revelou o cardiologista Bruno Ganem.
3. Melhora a digestão
Dadas as suas propriedades diuréticas e os compostos que ajudam a regular o trânsito intestinal, o chá de cavalinha também é bom para a digestão.
O gastroenterologista Ronaldo Carneiro Santos revelou que, em alguns casos, a prisão de ventre está associada à falta de ingestão de líquidos e fibra, assim como ao sedentarismo.
4. Reduz o colesterol
A cavalinha faz bem ao coração. Isto porque ajuda a reduzir os níveis elevados de colesterol LDL, conhecido como mau colesterol. As propriedades antioxidantes melhoram a circulação sanguínea.
5. Fortalece o sistema imunológico
O chá de cavalinha contém ainda vitamina C, que ajuda a fortalecer as defesas do corpo contra doenças e infeções.
6. Controlo da tensão alta
Aliar o chá de cavalinha a um estilo de vida saudável é um passo para baixa a tensão alta, se foi diagnosticado com hipertensão (leve a moderada). Certifique-se que é sempre acompanhada pelo seu médico, uma vez que o consumo em excesso de cavalinha pode afetar mais do que propriamente ajudar.
7. É bom para o fígado
Uma vez que o fígado desempenha um papel fundamental na desintoxicação do corpo, o chá de cavalinha pode ajudar neste processo. As suas propriedades desintoxicantes ajudam a promover a saúde deste órgão ao apoiar a eliminação de toxinas.
Beba chá de cavalinha, mas em segurança
O chá de cavalinha tem inúmeros benefícios, contudo o seu consumo deverá ser feito com moderação de maneira a evitar efeitos adversos.
- A dose recomendada é de 2 a 3 chávenas de chá por dia. O consumo em excesso pode levar à perda de minerais importantes como potássio e magnésio;
- Beber durante muito tempo o chá de cavalinha poderá causar falta de vitamina B1. Recomenda-se a que se façam pausas no consumo após 2/3 semanas;
- Não se recomenda o consumo deste chá a grávidas, mulheres que amamentam e pessoas com problemas renais graves;
- O chá de cavalinha poderá interferir com medicamentos diuréticos, anticoagulantes e para a tensão alta. Consulte sempre o seu médico.














