"Para eles estou morta". Jovem com cancro acusa IPO de "desistir" dela

  • 08/12/2025

Ângela Pereira tem 23 anos, é de Viana do Castelo e tem cancro há já três anos. O percurso até aqui foi longo e contou com seis linhas diferentes de quimioterapia, dois transplantes de medula óssea e uma cirurgia aos pulmões. Apesar de todos os esforços, a doença oncológica permanece.

 

Ângela partilhou a sua história nas redes sociais, numa publicação no seu Instagram, com a data de 7 de dezembro onde conta que é "uma jovem menina com uma vida pela frente" - vida essa que os médicos dizem estar perto de chegar a um fim.

"Após realizar um transplante de medula, em que tive diversas complicações, detectaram-me um fungo muito difícil de tratar. Um aspergiloma", diz a jovem.

O fungo em causa é bastante comum no meio ambiente, e, por norma, não causa qualquer tipo de sintomas - isto se a pessoa que inalar este fungo não tiver um sistema imunitário debilitado, como é o caso de Ângela. Nessas situações, o fungo aloja-se nos pulmões, criando pequenas bolas, que dificultam a respiração e podem causar pneumonia.

"Esse fungo está a matar-me aos poucos", acrescenta a jovem. "Aqui já não fazem mais nada por mim, desistiram de mim, retiraram-me a medicação, deixaram de me fazer exames. Para eles, estou morta", afirma.

"Estou sem forças. Ouvi hoje de um dos médicos [dizer] 'que é dar tempo ao tempo até que tudo se encerre'. Mas para mim existe uma grande vontade de viver, e uma esperança de que tudo vai ficar bem", confessa. "Preciso da vossa ajuda, as vossas partilhas, uma segunda opinião e uma transferência para um hospital que me queira tentar tratar. Nada me levaria a fazer esta publicação, senão o desespero e o medo da morte. Peço a vossa ajuda como se fosse vossa irmã, vossa filha, de alguém muito querido por vocês."

Ângela está a ser tratada no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto) que, face à partilha da jovem, emitiu um comunicado.

IPO garante que foram feitos todos os procedimentos possíveis e adequados

"A doente em causa encontra-se num contexto clínico de altíssimo risco", começa por dizer o instituto em resposta inicialmente enviada ao Correio da Manhã e que, entretanto, foi também enviada ao Notícias ao Minuto. "O percurso terapêutico incluiu terapêutica com seis linhas diferentes de quimioterapia, um autotransplante de medula óssea e um alotransplante de medula óssea a partir de um dador relacionado", acrescentou.

Contudo, devido à situação debilitada do seu sistema imunitário, "resultante das terapêuticas anteriores, desenvolveu um quadro de aspergilose invasiva que foi resistente a todos os antifúngicos disponíveis, incluindo combinações de medicamentos. Em virtude da ineficácia dos antifúngicos em controlar a doença foi decidido submeter a doente a uma cirurgia aos pulmões".

"Infelizmente", continua o mesmo comunicado, "nenhuma das abordagens médicas ou cirúrgicas apresentou eficácia clínica, encontrando-se a situação atualmente com um prognóstico muito reservado".

O IPO diz ainda que pediu o apoio dos Cuidados Paliativos que, com a equipa de transplantação, decidiram "um ajuste terapêutico de acordo com a condição clínica" de Ângela - que será, então, o que terá levado a jovem a acusar o instituto de "desistir" de si. As decisões foram "tomadas com base na melhor evidência científica e com profundo respeito pela dignidade dos seus doentes".

Ângela, continua o instituto, tem tipo acompanhamento psicológico "para tentar ajudar a doente a enfrentar a grave condição clínica que enfrenta".

E frisa: "A doente encontra-se a ser acompanhada num centro altamente diferenciado para o tratamento da patologia em causa, por equipas com elevada experiência em hematologia, transplante de medula, infeções oportunistas e complicações associadas".

[Notícia atualizada às 21h09]

Leia Também: Aumento de casos de gripe? "Instituições estão preparadas e articuladas"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2901282/para-eles-estou-morta-jovem-com-cancro-acusa-ipo-de-desistir-dela#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes