"Para conseguirmos vencer o FC Porto, temos de nos superar"

  • 17/01/2026

Depois da inédita conquista da Taça da Liga, em Leiria, a equipa vimaranense inicia a segunda volta do campeonato como anfitriã, no domingo, frente a um adversário que ocupa o primeiro lugar, com 49 pontos em 51 possíveis e quatro golos sofridos em 17 jornadas, registos que vão obrigar os jogadores treinados por Luís Pinto a "trabalhar muito".

 

"Para conseguirmos vencer o FC Porto em casa, teremos de nos superar. Temos de ter uma capacidade de trabalho muito alta. O FC Porto tem essa capacidade de trabalho no 'ADN'. Coloca o jogo numa vertente muito intensa e muito física. Tem acrescentado qualidade ao seu processo. Do ponto de vista físico, temos de estar ao nível que colocam nos jogos e ter um nível de concentração altíssimo", realçou, na antevisão ao desafio marcado para as 20:30.

O 'timoneiro' vitoriano acrescentou que a sua equipa tem de apresentar "uma forma de estar responsável" contra "um adversário de grande valia", mas também "corajosa", para manter a consistência exibida na Taça da Liga, em que foi capaz de derrotar 'dragões' (3-1), nos quartos-de-final, Sporting (2-1), nas 'meias', e Sporting de Braga (2-1), na final, sempre com reviravoltas.

Ao 'leme' da única equipa a derrotar os 'azuis e brancos' em competições nacionais, na presente época, Luís Pinto vincou que os minhotos devem manter "a crença" exibida nesse triunfo, em 04 de dezembro de 2025, mas avisou que o encontro de domingo vai exigir "coisas diferentes", até a nível estratégico.

Convencido de que o êxito na Taça da Liga pode melhorar a confiança dos seus jogadores, o técnico, de 36 anos, lembrou que o plantel tem juventude, tem "necessidade de crescimento", e que só é possível ser-se "vencedor no futebol" quando, no rescaldo de uma conquista, as equipas têm capacidade de se focar no desafio seguinte.

"Temos de conseguir 'virar a página' com a ambição de fazer coisas das quais nos orgulhamos. O plantel vai estar à altura de dar uma resposta. A confiança ficou mais alta, mas temos de ter confiança, humildade e foco no trabalho nas doses certas. Se não fizermos o que temos de continuar a fazer, a confiança não vai durar até ao final da época", alertou.

O treinador reconheceu que as exibições do guarda-redes Charles na 'final four' da Taça da Liga podem ter impacto nas futuras escolhas para a baliza, sem revelar qual o guarda-redes que vai utilizar no domingo, e adiantou que o reforço Ejike Opara, avançado de 20 anos, está em fase de adaptação, não sendo ainda opção para jogar.

Desprovido do lateral esquerdo João Mendes e do avançado Nélson Oliveira, expulsos no final do encontro com o Sporting de Braga, Luís Pinto recusou lamentar as ausências e considerou que o plantel dispõe de outros jogadores capazes de "dar resposta".

O Vitória de Guimarães, sétimo classificado, com 25 pontos, recebe o FC Porto, líder, com 49, em partida agendada para domingo, às 20:30, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de João Gonçalves, da associação do Porto.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2921202/para-conseguirmos-vencer-o-fc-porto-temos-de-nos-superar#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes