Paquistão liga ao Afeganistão autor do atentado em Islamabad

  • 06/02/2026

"Foi um ataque suicida. O atacante não era cidadão afegão, mas os detalhes de quantas vezes visitou o Afeganistão foram revelados", disse o Ministro do Interior, Talal Chaudhry, aos jornalistas no local do ataque.

 

O Ministro da Defesa do Paquistão, Khawaja Asif, por seu lado, afirmou que aqueles que matam fiéis na mesquita são "inimigos tanto da religião como da pátria" e adiantou que foi provado que o terrorista envolvido "veio e saiu do Afeganistão".

Asif vinculou a ação a uma suposta estratégia da Índia de usar aliados externos para desestabilizar o país após os confrontos entre os dois Estados em maio.

"Após uma derrota humilhante, a Índia luta agora através dos seus aliados. Já não tem coragem para uma guerra direta", frisou o ministro.

"O Estado responderá a esta opressão com toda a sua força", acrescentou o ministro da Defesa na sua conta na rede socia X, onde também indicou que estão a ser descobertos fios de uma suposta aliança entre os serviços de informação indianos e os talibãs.

O Paquistão denuncia de forma recorrente que o Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), também conhecido como os talibãs paquistaneses, de orientação sunita e considerados ideologicamente próximos dos talibãs afegãos, utiliza o território afegão como santuário e recebe apoio logístico da Índia para intensificar a sua ofensiva em território paquistanês.

No entanto, o grupo insurgente negou a autoria do atentado.

"A explosão não tem nada a ver com o Tehreek-e-Taliban Paquistão. Os objetivos do TTP estão claros: são as instituições de segurança e os seus colaboradores", divulgou o porta-voz do grupo, Muhammad Khorasani, num comunicado no Telegram.

O ataque, que teve lugar durante as orações de sexta-feira, ocorre num momento de aumento da violência militante no país, após o atentado que, em novembro passado, deixou 12 mortos num complexo judicial da capital.

Até ao momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque.

Leia Também: Pelo menos 88 mortos após ataques de rebeldes no Paquistão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2934823/paquistao-liga-ao-afeganistao-autor-do-atentado-em-islamabad#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes