Papel da música na saúde: "Quando nascemos, antes de falarmos, cantamos"
- 22/11/2025
Já ouviu música hoje? Se acabou de acordar provavelmente respondeu que não, mas nem se lembrou do cantar do pássaro que pousou na sua janela, do vizinho que o acordou com o barulho das notas da flauta, ainda que a soarem mal ou até mesmo do toque irritante do seu despertador.
Para assinalar o Dia do Musico (22 de novembro), numa entrevista exclusiva ao Lifestyle ao Minuto, o músico e professor de música João Pedro Adrega contou que, inevitavelmente, a música está presente na vida de todos e "qualquer um se pode tornar músico".
"Quando nascemos, antes de falarmos, cantamos. O choro é uma melodia". João Adrega acredita que existe "em cada um de nós uma predisposição para cantar. É este, para todos nós, o ponto de partida. Depois, dependerá da ambição e do investimento de cada um".
Leia Também: Dificuldades de concentração? Siga 5 dicas para superar a procrastinação
Ainda assim, esclarece que o investimento não se trata unicamente da compra de instrumentos, "é a envolvência, o trabalho e dedicação".
Benefícios da música para a saúde
Começou a dar os primeiros passos na música pouco depois de os saber dar na vida real. O músico conta que foi com uma guitarra que começou a ganhar o gosto por esta arte e, com o tempo percebeu que a música também o ajudou a crescer a todos os níveis.
Um estudo publicado na National Library of Medicine que abrangeu 779 indivíduos, constatou que as intervenções musicais, como ouvir música, cantar e terapia musical podem gerar, de facto, melhorias significativas na saúde mental e física do ser humano.
O músico e professor também reconhece essas vantagens, aliás perceciona a música como uma peça "fundamental no desenvolvimento de uma criança".
Enquanto professor de música de crianças sublinha que os benefícios mais óbvios são ao "nível cognitivo, linguístico, motor, social, das emoções, da criatividade e da construção da sua identidade pessoal e cultural".
Numa publicação da Harvard Health, uma terapeuta musical, Lorrie Kubicek, acrescenta ainda que a música pode diminuir a ansiedade, melhorar o humor e reduzir a percepção da dor durante o tratamentos de algumas doenças como cancros.
A par destes benefícios, João Adrega salienta que uma das coisas que alimenta a alma de um músico é a união que esta arte promove.
Outros benefícios da música
Qual a importância dos músicos na comunidade?
Cada comunidade é única, com tradições e costumes próprios. A música está presente em muitos deles. É uma forma de expressar a cultura daquela comunidade.
Se a música une, são os músicos que têm o papel extraordinário de reunir a comunidade num mesmo espaço. Os músicos na comunidade, portadores de conhecimento teórico e prático, depois de conhecerem a realidade da comunidade, devem preservar a memória artística e cultural e potenciar a transformação social.
Embora alguns investigadores tenham encontrado um impacto positivo na qualidade de vida psicológica e social do ser humano, não identificaram um tipo ou "dose" de música ideal. As preferências e as circunstâncias são variadas e a escolha musical também pode ser.














