Papa lamenta economia que "induz a tratar os homens como mercadoria"

  • 24/12/2025

Cidade do Vaticano, 24 dez 2025 - O Papa Leão XVI lamentou hoje "uma economia distorcida" que "induz a tratar os homens como mercadoria", na homilia da Missa do Galo do seu primeiro Natal após a sua eleição.

"Para iluminar a nossa cegueira, o Senhor quis revelar-se ao Homem como Homem, sua verdadeira imagem, segundo um projeto de amor iniciado com a criação do mundo", disse diante de 6.000 fiéis, na missa em que a Igreja celebra o nascimento de Jesus.

E citou as palavras de Bento XVI, nas quais afirmava que "enquanto a noite do erro obscurece esta verdade providencial, também não há espaço para os outros, para as crianças, os pobres, os estrangeiros".

"As palavras do papa Bento XVI, tão atuais, lembram-nos que na terra não há espaço para Deus se não houver espaço para o Homem: não acolher um significa rejeitar o outro. Em contrapartida, onde há lugar para o Homem, há lugar para Deus".

Robert Prevost afirmou ainda que, com o nascimento do Menino Jesus, "Deus dá ao mundo uma nova vida, a sua, para todos" e "não é uma ideia que resolve todos os problemas, mas uma história de amor que nos envolve".

O papa explicou que Deus, "perante as expectativas dos povos, envia uma criança, para que seja palavra de esperança; perante a dor dos miseráveis".

"Ele envia um indefeso, para que seja força para se levantar; perante a violência e a opressão, Ele acende uma luz suave que ilumina com a salvação todos os filhos deste mundo", acrescentou.

E "enquanto uma economia distorcida induz a tratar os homens como mercadoria, Deus torna-se semelhante a nós, revelando a dignidade infinita de cada pessoa. Enquanto o homem quer tornar-se Deus para dominar o próximo, Deus quer tornar-se homem para nos libertar de toda a escravidão", acrescentou.

Concluiu destacando que "o Natal é uma festa da fé, da caridade e da esperança".

Antes da missa, Leão XIV surpreendeu com uma saudação aos cerca de 5.000 fiéis que esperavam na praça de São Pedro, apesar da chuva, para acompanhar a missa do Galo através dos ecrãs.

"A Basílica de São Pedro é muito grande, mas não tão grande a ponto de receber todos vocês. Por isso, obrigado pela vossa coragem em esperar aqui esta tarde", disse o papa em inglês ao sair para a Praça de São Pedro antes de celebrar a missa no interior, naquele que é o seu primeiro Natal como líder da igreja católica, após a eleição, em 8 de maio.

Depois, o Papa falou em italiano: "Obrigado por terem vindo também neste tempo. Vamos celebrar a festa do Natal. O menino que nasceu e que nos traz a paz, nos traz o amor de Deus".

Leão XIV voltará a aparecer na quinta-feira na varanda da Loggia central da Basílica de São Pedro, como quando foi eleito papa, para ler a sua mensagem de Natal e dar a bênção "Urbi et Orbi".

AJR // MAG

Noticias Ao Minuto/Lusa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/ultima-hora/2909529/papa-lamenta-economia-que-induz-a-tratar-os-homens-como-mercadoria#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes