Papa desafia líderes do Líbano a "seguirem caminho da reconciliação"

  • 30/11/2025

"Às vezes, é mais fácil fugir ou simplesmente mais prático ir para outro lugar. É preciso muita coragem e clarividência para ficar ou voltar ao seu país", disse o líder da Igreja Católica quando chegou a Beirute, vindo de Istambul, na segunda etapa da viagem inaugural como Papa.

 

Leão XIV tentou transmitir uma mensagem de esperança e encorajou o povo libanês a ficar no território, onde o colapso económico agravou a saída de cidadãos para outros países.

O Papa está a cumprir uma promessa do seu antecessor, Francisco, que há anos queria visitar o Líbano, mas não conseguiu devido às crises e ao agravamento do seu estado de saúde.

O país enfrenta novamente uma incerteza económica, profundas divisões políticas e receios de uma nova guerra com Israel.

O líder religioso exortou os políticos libaneses a "seguirem o difícil caminho da reconciliação" para curar as "feridas pessoais e coletivas".

No seu primeiro discurso perante as autoridades libanesas, apelou para que seja "colocada a paz acima de tudo" e pediu-lhes para serem "artífices da paz em circunstâncias muito conflituosas e incertas".

"É uma grande alegria encontrar-me convosco e visitar esta terra onde 'paz' é muito mais do que uma palavra. Aqui, a paz é um desejo e uma vocação, é um dom e uma obra em constante construção", disse.

No discurso no palácio presidencial, Leão XIV não fez referência direta à recente guerra com Israel ou ao debate sobre armas, mas reconheceu as dificuldades que o povo libanês tem enfrentado.

"Vocês sofreram muito com as consequências de uma economia que mata, com a instabilidade global que tem repercussões devastadoras e com a radicalização de identidades e conflitos", disse, sublinhando que os libaneses "sempre quiseram e souberam como recomeçar".

Na intervenção foi também feito um pedido aos líderes libaneses para procurarem a verdade e um processo de reconciliação com "aqueles que sofreram erros e injustiças", se realmente quiserem ser considerados pacificadores.

O Líbano é o país com a maior percentagem de católicos do Médio Oriente e à chegada do Papa a Beirute milhares de pessoas concentraram-se nas estradas para ver passar o papamóvel, apesar da chuva intensa.

Os cristãos representam 32% da população e 80% deles são católicos maronitas, de acordo com o relatório de 2025 da organização Ajuda à Igreja que Sofre (ACS).

Leia Também: Papa defende criação de dois Estados, "embora Israel não apoie"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2897297/papa-desafia-lideres-do-libano-a-seguirem-caminho-da-reconciliacao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes