PAN exige demissão de João Moura. "O que é que Montenegro espera?"
- 15/09/2025
O PAN exigiu a demissão do secretário de Estado da Agricultura, João Moura, pela segunda vez, esta segunda-feira, 15 de setembro, depois de ter sido noticiado que o governante estava a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de corrupção e branqueamento de capital.
Na rede social X, a deputada única do partido, Inês Sousa Real, revelou que o PAN "acabou de submeter um conjunto de perguntas ao primeiro-ministro" sobre o caso, pedir a audição do secretário de Estado no Parlamento e questionar Luís Montenegro "se vai ou não demitir João Moura" na sequência das notícias vinculadas hoje.
No tweet, a parlamentar lembrou que o PAN "já tinha pedido ao primeiro-ministro a demissão do secretário de Estado João Moura, pelo flagrante conflito de interesses ao integrar a comissão de honra numa atividade por si tutelada".
Perante estas "notícias recentes de suspeitas de corrupção", Sousa Real questionou: "Do que é que Luís Montenegro está à espera?".
O @Partido_PAN já tinha pedido ao PM a demissão do SE João Moura, pelo flagrante conflito de interesses ao integrar a comissão de honra numa atividade por si tutelada.
— Inês Sousa Real (@InesSousaReal) September 15, 2025
Perante estas notícias recentes, de suspeitas de corrupção, do que é que Luís Montenegro está à espera?! pic.twitter.com/2IvtYdl5Ba
Governante investigado por suspeita de corrupção
Recorde-se que, esta segunda-feira, o Correio da Manhã revelou que o secretário de Estado da Agricultura, João Moura, está a ser investigado pela PJ por suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais, através de uma alegada circulação de dinheiro entre as suas empresas.
As suspeitas, segundo o matutino, incidem sobre negócios das empresas de João Moura.
Além disso, João Moura terá uma empresa com uma casa de luxo no Ribatejo, no âmbito de um projeto de turismo russo da Quadradoaometro, do qual é sócio com a mulher, que não foi declarada à Entidade para a Transparência (EpT).
João Moura integrou comissão de honra de tourada
Além de todas estas polémicas, João Moura está envolvido em mais uma. Vários ativistas anti-touradas, assim como o PAN, denunciaram o facto do secretário de Estado da Agricultura, que acumula a tutela da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), ter integrado a comissão de honra de uma tourada e ter sido, inclusive brindado durante a mesma, pelo toureiro João Moura Júnior, no sábado, 13 de setembro, em Portalegre.
Leia Também: Secretário de Estado da Agricultura investigado por suspeita de corrupção