PAM e UNICEF veem esperança em Gaza apesar da frágil situação

  • 26/01/2026

O vice-diretor do Fundo da ONU para Infância (UNICEF), Ted Chaiban, denunciou a "situação extremamente precária" das crianças em Gaza e na Cisjordânia, após uma viagem à região na qual constatou que "centenas de milhares de famílias continuam a viver em abrigos temporários, expostas ao frio, à chuva e à desnutrição".

 

"Falo-vos com esperança e preocupação após esta visita. (...) Pela primeira vez em muitos meses, há sinais de que um cessar-fogo, imperfeito, frágil, mas vital, está a fazer a diferença na vida de mais de um milhão de crianças. Desde que o acordo entrou em vigor, temos assistido a melhorias que têm impacto na vida das crianças", disse, numa conferência de imprensa, em Nova Iorque.

"O cessar-fogo permitiu que a ajuda humanitária chegasse ao país, mas o progresso continua frágil e muitas vidas estão à beira do colapso", alertou.

O representante da Unicef observou que "mais de 100 crianças morreram desde o cessar-fogo", enquanto "100.000 continuam desnutridas".

"Cerca de 1,3 milhões de pessoas estão a viver em abrigos improvisados ou prédios danificados e enfrentam condições climáticas extremas", acrescentou.

Chaiban também sublinhou "a necessidade de manter e estender o cessar-fogo, abrir todas as passagens e rotas internas e garantir um acesso humanitário seguro e previsível", para "consolidar o progresso e permitir uma recuperação mais ampla da população".

Embora o acordo de cessar-fogo tenha entrado em vigor há mais de três meses em Gaza, os ataques do exército israelita contra o enclave palestiniano não cessaram completamente, e mortes entre a população palestiniana são registadas quase diariamente.

Apesar disso, o funcionário da ONU destacou alguns progressos, afirmando que, desde outubro, "mais de 1,6 milhões de pessoas receberam água potável e 700 mil cobertores e roupas de inverno", e que os serviços pediátricos essenciais foram restabelecidos no Hospital Al-Shifa.

Além disso, "foram adicionadas 72 novas unidades de nutrição, que atendem crianças com desnutrição aguda, enquanto conjuntos educacionais e recreativos estão a começar a chegar a crianças que não brincavam há mais de dois anos".

Na mesma conferência de imprensa, o diretor-executivo adjunto do Programa Alimentar Mundial (PAM), Carl Skau, observou que a agência conseguiu "estabilizar a crise alimentar" e entregou produtos alimentares a mais de um milhão de pessoas por mês, fornecendo 400 mil refeições quentes diariamente e lanches para crianças em 250 centros educacionais temporários.

"Mas acho igualmente importante dizer que ainda há um longo caminho a percorrer. A situação ainda é extremamente frágil. Os avanços que conquistamos podem ser facilmente revertidos. E muito, muito mais precisa ser feito agora", alertou Skau.

"Encontrei famílias que queimavam pedaços de plástico e madeira para manter as crianças quentes. E, tragicamente, recebemos relatos de pelo menos 10 crianças que morreram de hipotermia desde o início do inverno. Por isso, a situação é ainda extremamente precária, com a sobrevivência por um fio", salientou.

Leia Também: Israel devolve nove prisioneiros palestinianos à Faixa de Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2926589/pam-e-unicef-veem-esperanca-em-gaza-apesar-da-fragil-situacao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes