Palestinianos de Gaza iniciam Ramadão com sentimentos contraditórios

  • 18/02/2026

Perto da mesquita de Omari, na Cidade de Gaza, onde muitos fiéis se reuniram hoje de manhã para rezar, vários lamentaram que os bombardeamentos continuem.

 

"Viemos apesar da ocupação, da destruição de mesquitas e de escolas, da demolição das nossas casas perto da linha amarela", a fronteira militar definida pelo cessar-fogo, onde os soldados israelitas permanecem estacionados, disse o residente nesta grande cidade do norte do território Abu Adam, citado pela agência de notícias francesa AFP.

"Esta madrugada, quando a área foi atingida, decidimos vir rezar a Deus", acrescentou.

Segundo adiantou à AFP uma fonte de segurança, a zona leste da Cidade de Gaza e um campo de refugiados na região central do território foram hoje alvo de disparos de artilharia.

Após mais de quatro meses de cessar-fogo, os bombardeamentos e ataques aéreos continuam diariamente na Faixa de Gaza, onde ambos os lados se acusam mutuamente de violar a trégua.

A situação adia ainda mais a muito esperada reconstrução de Gaza, onde os mais de dois milhões de habitantes, a maioria dos quais foi deslocada várias vezes durante a guerra, também enfrentam o bloqueio imposto por Israel desde o início do conflito, desencadeado pelo ataque do Hamas em solo israelita a 07 de outubro de 2023.

Também em al-Mawasi, um vasto campo de deslocados no sul de Gaza, o Ramadão deste ano é recebido com tímidos festejos e muita apreensão.

Como admitiu Nivin Ahmed, um palestiniano de 50 anos que vive numa tenda naquele campo, este "primeiro Ramadão sem guerra em três anos" provoca "sentimentos contraditórios".

"A nossa alegria é contida. Sentimos a falta daqueles que foram mortos, daqueles que estão desaparecidos, detidos ou mesmo daqueles que partiram", admitiu.

Embora algumas bancadas de mercado se mostrem cheias, como é costume na preparação para o Ramadão, muitos habitantes de Gaza lamentam que os preços continuem demasiado elevados.

"A mesa do Ramadão costumava ser farta, com os pratos mais deliciosos, e reunia todos os nossos entes queridos. Hoje, mal tenho dinheiro suficiente para preparar um prato principal e um acompanhamento. Tudo é caro", comentou Nivin Ahmed.

Em algumas tendas, no entanto, a atmosfera é festiva, com grinaldas acesas para receber o mês mais sagrado para os muçulmanos, que assinala a revelação do Alcorão ao profeta Maomé.

"Nas ruas ouvem-se cantos e as decorações iluminam as tendas. A alegria dos meus filhos é indescritível", avançou Khitam Ayada, uma mulher de 30 anos que vive com a sua família numa tenda em Deir el-Balah, na região central da Faixa de Gaza.

"Quando acendemos as luzes, [as crianças] não conseguiam tirar os olhos delas e não paravam de sorrir. A minha filha disse-me: 'Mamã, a nossa tenda tornou-se a mais bonita'", descreveu a jovem que foi deslocada de Beit Lahia, no norte.

"Este ano é diferente dos anteriores. Desta vez, o Ramadão é um tempo de felicidade, com o fim da guerra", considerou.

Também Mohammed al-Madhoun, um pai de 43 anos que vive numa tenda a oeste da Cidade de Gaza, espera que o Ramadão seja o início de um futuro melhor.

"Espero que este Ramadão seja o último que passemos em tendas. Sinto-me mal perante os meus filhos quando me pedem para comprar grinaldas e sonham com uma mesa farta dos seus alimentos preferidos", confessou, admitindo que, apesar de tudo, tenta encontrar alegria.

A esperança foi também o mote de uma mensagem gigante, esculpida na praia de Deir el-Balah pelo artista palestiniano de 31 anos, Yazeed Abu Jard. Em letras garrafais desenhadas na areia proclama: "Bem-vindos ao Ramadão".

O Ramadão, que vai decorrer até ao dia 19 de março, implica um jejum obrigatório de comida, bebida, tabaco e relações sexuais desde a alvorada (Fajr) até ao pôr-do-sol (Maghrib).

Leia Também: Trump diz que 2.º porta-aviões partirá "em breve" para o Médio Oriente

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2941248/palestinianos-de-gaza-iniciam-ramadao-com-sentimentos-contraditorios#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes