Palestina condena incitação de ministro israelita ao assassinato de Abbas

  • 17/11/2025

"Estas declarações refletem uma política oficial do Estado de ocupação (israelita) que substitui o Estado de direito pela força, ignora a legitimidade internacional e depende da impunidade", afirmou o ministério num comunicado.

 

O texto acrescenta que este tipo de ameaça mina "as perspetivas de paz e estabilidade na região" e responsabiliza o governo israelita pelas possíveis "consequências desta retórica violenta", além de apelar à comunidade internacional para agir.

Num discurso antes da reunião semanal do seu partido, Ben-Gvir referiu o uso de "assassinatos direcionados" contra as autoridades palestinianas e a detenção de Abbas (conhecido como Abu Mazen), caso o Conselho de Segurança da ONU aprove uma resolução que mencione a possibilidade de um Estado Palestiniano.

"Netanyahu deve anunciar que Abu Mazen não tem imunidade. O reconhecimento deste Estado inventado está acelerado, quer seja perante a ONU ou para ser reconhecido, o senhor Primeiro-Ministro, deve ordenar o assassinato de altos responsáveis da Autoridade Palestiniana, que são terroristas em todos os sentidos da palavra", afirmou o ministro.

Uma vez aprovada esta resolução, Ben-Gvir também apelou a Netanyahu que prendesse Abbas, e para que dissesse que teria "uma cela pronta na prisão onde receberia o mesmo tratamento que qualquer terrorista."

"Prendam Abu Mazen e eu trato dele", acrescentou o ministro israelita.

As suas palavras, divulgadas no canal oficial da Knesset (Parlamento), surgem numa altura em que está previsto que o Conselho de Segurança da ONU vote dentro de algumas horas uma resolução - apoiada pelos EUA e que deverá fazer avançar o plano de Trump para Gaza - cujo projeto refere "um caminho para a autodeterminação e a criação de um Estado palestiniano".

 Esta resolução, segundo noticiaram hoje meios de comunicação social como a CNN, aborda também a criação de uma Junta de Paz, que gerirá Gaza durante dois anos - e deverá supervisionar o desarmamento do Hamas -, com o apoio de forças internacionais e polícia palestiniana.

No entanto, espera-se que a Rússia - que apresentou um plano alternativo - a vete.

Leia Também: Ministro israelita defende prisão do líder da Autoridade Palestiniana

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2889888/palestina-condena-incitacao-de-ministro-israelita-ao-assassinato-de-abbas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes