Países europeus na fronteira com Rússia querem defesa como prioridade

  • 16/12/2025

"A situação exige que o flanco leste da União Europeia (UE) receba prioridade imediata para uma abordagem operacional coordenada e em vários domínios", escreveram os líderes da Finlândia, Suécia, Letónia, Lituânia, Estónia, Polónia, Roménia e Bulgária, numa declaração conjunta.

 

"A Rússia é uma ameaça hoje [e vai continuar a ser] amanhã e num futuro próximo" mesmo que seja assinado um acordo de paz com Kiev, explicou o primeiro-ministro finlandês e anfitrião da cimeira, Petteri Orpo, em conferência de imprensa.

Segundo o governante, quando for assinada a paz com a Ucrânia, a Rússia "moverá as suas forças militares" em direção à fronteira com a Finlândia e os países bálticos.

Os signatários da declaração de hoje sublinharam a necessidade de reforçar as capacidades de combate terrestre, a defesa antidrones, a defesa aérea e antimíssil, e a proteção das fronteiras e das infraestruturas críticas no âmbito da UE e em conjunto com a NATO.

"A UE pode desempenhar um papel importante apoiando os esforços individuais dos Estados-membros para reforçar as suas capacidades de defesa, definindo o financiamento, simplificando as regulamentações e melhorando a mobilidade militar", destacou, por sua vez, o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson.

Esta declaração conjunta surge numa altura em que a Ucrânia, apoiada pelos países europeus, tenta chegar a acordo com os Estados Unidos sobre um plano de paz, cuja versão inicial foi considerada altamente favorável a Moscovo.

O primeiro-ministro finlandês já tinha avançado, em entrevista ao jornal Financial Times, considerar óbvio que a Rússia vai dirigir a atenção militar para fronteira com a Finlândia e o Báltico, defendendo, por isso, que o flanco leste da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) "precisa de apoio financeiro" da UE.

Vários países que fazem fronteira com a Rússia têm alertado para o risco de um abrandamento das medidas de segurança caso haja um acordo entre a Rússia e a Ucrânia.

Por isso, avisou o primeiro-ministro finlandês, que acolheu a primeira cimeira dos países da fronteira leste da NATO que partilham fronteiras marítimas ou terrestres com a Rússia e a Bielorrússia, as despesas militares destes Estados têm aumentando, o que está a pressionar as suas economias.

Petteri Orpo salientou a importância de a Europa estar preparada para se defender face ao afastamento dos Estados Unidos desde o regresso do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, à Casa Branca.

"Sabemos que os Estados Unidos vão reduzir o seu apoio e participação na defesa europeia, uma vez que têm muitas outras preocupações de segurança", disse, referindo que a Europa tem de demonstrar que pode agir para promover a paz na Ucrânia.

Também o primeiro-ministro polaco defendeu que os parceiros europeus e da NATO devem unir-se para se fazerem respeitar pela Rússia.

"Precisamos de uma demonstração de boa vontade da Rússia, mas devo dizer que o meu sentimento é muito claro e algo pessimista, porque os russos e a boa vontade são uma contradição", disse Donald Tusk à chegada à cimeira.

Para o primeiro-ministro polaco, a única forma de lidar com a Rússia é demonstrar determinação e trabalhar em conjunto com os Estados Unidos, porque -- na sua opinião -- a única coisa que os russos respeitam é a força.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Vencedores do Sakharov denunciam repressão na Geórgia e Bielorrússia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2905230/paises-europeus-na-fronteira-com-russia-querem-defesa-como-prioridade#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes