Países Baixos propõem modificar 'software' dos F-35 para integrar armas europeias

  • 16/02/2026

Gijs Tuinman apontou que, assim como um 'smartphone', um F-35 poderia ser objeto de um 'jailbreak' para eliminar as limitações impostas pelo 'software' norte-americano, o que permitiria equipá-lo mais rapidamente com mísseis europeus, segundo afirmou em entrevista à rádio neerlandesa BNR.

 

"Vou dizer algo que nunca deveria dizer, mas vou dizer na mesma: tal como com um iPhone, é possível fazer um 'jailbreak' a um F-35", afirmou.

O termo inglês 'jailbreak' refere-se à modificação de sistemas informáticos para eliminar restrições do fabricante e ampliar funcionalidades.

O secretário de Estado, que deixará o cargo quando o novo Governo tomar posse na próxima semana, disse que a integração de armamento europeu no F-35 --- aeronaves que também fazem parte da Força Aérea neerlandesa --- é muito lenta devido ao controlo dos Estados Unidos sobre o 'software' do aparelho.

Os Países Baixos participaram no desenvolvimento do F-35 e investiram no programa.

As declarações de Tuinman foram divulgadas por meios de comunicação social especializados em defesa nos Estados Unidos e difundidas nas redes sociais, gerando críticas pelo tom e pelo conteúdo da afirmação.

O especialista em defesa do Centro de Estudos Estratégicos de Haia e tenente-coronel reformado da Força Aérea, Patrick Bolder, qualificou as declarações de Tuinman como imprudentes e explicou à BNR que o F-35 depende de vários sistemas sob controlo dos Estados Unidos, incluindo os logísticos, pelo que esta questão não se limita a um único 'software'.

Além disso, alertou que é arriscado criar tensões na relação com um fornecedor do qual os Países Baixos dependem em matéria de equipamento militar e lembrou que o país participou no desenvolvimento do F-35 e foi um dos primeiros aliados a adquiri-lo a Washington.

No entanto, Bolder salientou que o pano de fundo do debate é real: a dependência europeia dos Estados Unidos em matéria de defesa é elevada e, na sua opinião, os parceiros europeus devem procurar uma maior margem de autonomia e pressionar para poder integrar os seus próprios sistemas de armas em aparelhos como o F-35.

O caça de quinta geração norte-americano produzido pela Lockheed Martin tinha em 2023 um valor estimado de 77 milhões de dólares (66,5 milhões de euros, ao câmbio atual), segundo o Congresso dos Estados Unidos, tratando-se do mais caro programa de sempre do Pentágono (Departamento de Defesa norte-americano).

Leia Também: Sparta Roterdão-NEC começou sob um forte nevão e só podia dar nisto

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2940497/paises-baixos-propoem-modificar-software-dos-f-35-para-integrar-armas-europeias#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes