Países árabes e islâmicos querem aliança defensiva contra Israel

  • 15/09/2025

Num tom muito duro, os mais de 50 chefes de Estado e altos funcionários de países árabes que compareceram à reunião convocada pelo Qatar, pela Liga Árabe e pela Organização para a Cooperação Islâmica (OCI), descreveram uma situação de tensão, indignação e medo diante de um Israel sem limites, o que exige "uma resposta clara, decisiva e dissuasiva".

 

Os discursos, que insistiram na necessidade de "decisões práticas" para enfrentar a "ameaça israelita", foram mais duros do que a declaração final, que se limitou a apelar à comunidade internacional para que imponha sanções a Israel, reveja as relações diplomáticas, exclua o país da ONU e apoie os mandados de prisão emitidos pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant.

Além do anfitrião, o emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani, estiveram presentes na cimeira 'pesos pesados' como o Presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sisi; o rei jordano Abdullah II; o príncipe herdeiro saudita, Mohammad bin Salman; o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan; ou o iraniano, Masud Pezeshkian.

Os Emirados Árabes Unidos enviaram apenas o seu vice-primeiro-ministro Mansour bin Zayed; o Bahrein enviou um dos filhos do seu monarca, Abdullah bin Hamad; e Marrocos enviou o príncipe Mulay Rachid, irmão do rei Mohammed VI.

Estes três últimos países são signatários, em 2020, dos chamados Acordos de Abraão, assinados há cinco anos sob a administração do Presidente norte-americano Donald Trump, pelos quais reconhecem o Estado de Israel e mantêm relações políticas e económicas fluidas.

O emir do Qatar - país atingido na semana passada por um ataque israelita contra líderes do Hamas, em Doha - acusou diretamente Netanyahu de querer impor a sua vontade, recusar a paz no Médio Oriente e ter cometido um "ato terrorista covarde" contra os mediadores do movimento islamita palestiniano que procuravam um cessar-fogo em Gaza e a libertação dos reféns israelitas nas mãos do Hamas.

Abdullah II da Jordânia considerou que os ataques de Israel demonstram que Telavive "não tem limites" e que, portanto, os países da região deveriam emitir "decisões práticas para enfrentar essa ameaça" desencadeada por um governo israelita "extremista" que a comunidade internacional permitiu "estar acima da lei".

Já o Presidente turco defendeu que os países islâmicos sejam "autossuficientes" em matéria de defesa face às "ameaças israelitas", além de defender a aplicação de pressão económica sobre Israel para que cesse as suas agressões.

Al-Sisi, por sua vez, advertiu Israel que as suas ações "enfraquecem" os acordos existentes com os países da região e "obstaculizam" qualquer acordo futuro, ao mesmo tempo que assinalou aos seus colegas árabes e islâmicos que têm a "obrigação" de colaborar para "enfrentar os grandes desafios de segurança, políticos e económicos" que enfrentam devido às agressões israelitas.

Paralelamente à cimeira de líderes, os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) --- Arábia Saudita, Kuwait, Omã, Catar, Emirados Árabes e Barém --- ordenaram ao comando militar da organização que tome as medidas necessárias para "ativar os mecanismos de defesa conjuntos" para avaliar a "ameaça" de Israel.

Numa nota, o CCG também indicou estar disposto a "mobilizar todas as suas capacidades para apoiar" o Catar e "proteger a sua segurança, estabilidade e soberania perante qualquer ameaça".

Leia Também: Liga Árabe acusa Israel de destruir bases para coexistência pacífica

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2854042/paises-arabes-e-islamicos-querem-alianca-defensiva-contra-israel#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes