Pablo Rosario, o 'canivete dominicano' de Farioli: "É um exemplo"
- 06/02/2026
Adquirido ao Nice, no passado mercado de transferências de verão, a troco de uma verba na ordem dos 3,75 milhões de euros (verba que pode vir a ascender 4,25 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos), Pablo Rosario não tardou a demonstrar o que vale e a conquistar a confiança de Francesco Farioli.
O treinador italiano conhecia bem o jogador de 29 anos de idade, da passagem pelo futebol francês, e não tardou a fazer dele o seu 'canivete'... dominicano, utilizando-o, ora no centro da defesa, ora no eixo da defesa, ora até mesmo na ala. Uma situação que não apanhou de surpresa quem melhor o conhece, como é o caso de Laros Duarte, jogador com o qual partilhou balneário, nas camadas de formação do PSV.
"Tivemos a sorte de passar um grande tempo juntos, porque tínhamos uma equipa formidável, nessa altura. Era um período também altamente desafiante, porque as nossas chances, minhas e dele, eram reduzidas pelo grande talento que existia na primeira equipa do PSV", começou por afirmar o brasileiro, que alinha, atualmente, ao serviço do Puskás Akadémia FC.
"É um jogador de mão cheia para o treinador, 100% fiável, que consegue ser polivalente, trabalha muito duro e torna-se um grande exemplo para quem está à sua volta. Desde o primeiro momento em que o conheci, vi que estava ali um líder, capaz de ajudar outros jogadores. Era muito importante no campo, como no balneário", prosseguiu.
"Aquilo que podia impressionar mais era que o Pablo já se exibia, muito novo, como um médio muito completo, pela sua força, visão e técnica. Mesmo muito jovem, as suas competências faziam-nos olhar para ele como alguém já experiente e completo", completou, em declarações prestadas à edição desta sexta-feira do jornal O Jogo.
"Só podem estar a ver coisas boas de Pablo Rosario"
A confiança de Francesco Farioli em Pablo Rosario reflete-se no facto de o ter utilizado já em 28 dos 33 encontros oficiais disputados pelo FC Porto, desde o arranque da presente temporada de 2025/26, tendo este respondido, não só com dois golos e uma assistências, como, sobretudo, com uma série de exibições sólidas.
"Não tenho visto muitos jogos em Portugal, mas mantivemos contacto durante algum tempo e fico feliz pelo que está a alcançar. Se joga como defesa-direito, médio-defensivo ou até central, só podem estar a ver coisas boas dele. É o tipo de jogador que influencia outros a seguirem os seus passos", completou o cabo-verdiano Laros Duarte.
As atenções do internacional dominicano estão, neste momento, totalmente viradas para aquele que é o encontro 'cabeça de cartaz' da 21.ª jornada da I Liga, diante do Sporting, que tem apito inicial agendado para as 20h45 (hora de Portugal Continental) da próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, no Estádio José Alvalade.
Um embate potencialmente decisivo para as contas da atribuição do título de campeão nacional, visto que surge num momento em que o emblema azul e branco segue na liderança da tabela, com 55 pontos conquistados, mais quatro do que os eternos rivais.
Leia Também: No Clássico do minuto, saiba quando FC Porto e Sporting mostram os dentes













