Ozempic natural? Eis o alimento comum que ajuda a reduzir o apetite
- 29/01/2026
Muito se fala do Ozempic e de medicamentos do género que ajudam a reduzir o peso. Por outro lado, podem existir opções naturais com um efeito semelhante. Novos estudos apontam que existe um alimento que pode ter um efeito semelhante.
De acordo com uma investigação publicada na revista The Lancet, as sementes de chia podem fazer com que fique saciado por mais tempo, o que o irá ajudar a conseguir controlar e perder peso ao longo de algum tempo.
Explicam que as sementes de chia são ricas em ómega-3 e uma fonte de proteína. Contêm ainda nove aminoácidos que são essenciais para que o organismo funcione da melhor forma.
Um outro estudo da revista Nutrition tirou conclusões no mesmo sentido. Neste caso foram alimentados animais com uma dieta específica onde, num do grupos, se juntaram as sementes de chia. Os que a consumiram acabaram por ter melhores níveis de saciedade e melhorias nos marcadores inflamatórios.
Leia Também: Este é o melhor queijo para quem quer emagrecer, dizem nutricionistas
Conheça o Ozempic natural
Concluíram que existia uma resposta da leptina, uma hormona responsável pela produção de células de gordura e à sensação de fome. Os investigadores apontam que dietas ricas em gordura podem acabar por bloquear os sinais desta hormona o que leva à ingestão excessiva de alimentos.
Assim, a chia pode acabar por aumentar a sensação de saciedade e ao mesmo tempo ser comparada aos medicamentos como o Ozempic. O consumo regular deste alimentos, associado a uma dieta saudável, pode evitar a inflamação das células, aumentar a saciedade e proteger de possíveis danos cerebrais.
“O consumo de farinha e óleo de chia associado a uma dieta rica em gordura e frutose modulou a expressão de genes envolvidos nos mecanismos de saciedade e resposta inflamatória tornando-se uma estratégia potencial para o controlo de doenças metabólicas associadas a dietas desequilibradas”, revelam os investigadores.
Dieta para preguiçosos. Três dicas para perder até 10 quilos sem esforço
Perder peso pode ser uma luta complicada. São inúmeras as dietas que existem e que prometem grandes resultados. Muitas vezes o problema está no compromisso que é preciso ser feito, no rigor dos alimentos que são consumidos e até em alguma falta de esforço para quem as está a fazer. Ainda assim, pode existir solução e dicas que sejam perfeitas para os mais preguiçosos.
Eric Roberts é 'personal trainer' e ao 'website' Only My Health revelou que para conseguir perder peso basta adotar alguns hábitos simples. Desta forma, partilhou três dicas que vão ajudar mesmo a manter o consumo habitual na sua alimentação.
São dicas que envolvem algumas mudanças, mas sem grande esforço e com resultados passado algum tempo.
As dicas para emagrecer de Eric Roberts
O 'personal trainer' revelou como pode perder até 10 quilos com apenas algumas mudanças diárias. Caminhar depois de cada refeição é uma delas. Revela que o ideal é que o faça entre 10 a 15 minutos. Assim, irá consumir somar mais três mil a cinco mil passos diários à sua média. "Caminhar queima calorias, ajuda na digestão e reduz o inchaço, e aumenta a energia. É um passo simples para ajudar na perda de peso", explica.
Por outro lado, cortar nas calorias líquidas também irá ajudar no processo de emagrecimento. Diz que bebidas energéticas, à base de leite e até refrigerantes açucarados contém muitas calorias ocultas. Deve optar por eliminá-las.
Refere que o melhor é adotar bebidas sem calorias. Contudo, os batidos de proteína são permitidos já que ajudam a ganhar massa muscular e energia.
Também consumir proteína e água no início de cada dia irá ajudar a emagrecer ao longo do tempo. Assim, logo ao acordar, deve consumir entre 20 a 30 gramas de proteína. Ajuda ainda se beber entre meio a um litro de água nesse período para ajudar a acelerar o metabolismo. "A água elimina toxinas e auxilia todas as funções do corpo."














