Oxford Economics prevê inflação em Moçambique nos 4,8% este ano
- 16/01/2026
"A inflação continuará a moderar-se no primeiro trimestre de 2026, com os preços controlados pela estabilidade cambial e pelas elevadas taxas de juro reais", apontam os analistas, mas "o reinício dos projetos de gás natural liquefeito (GNL) e algum financiamento monetário do défice orçamental exercerão uma pressão ascendente sobre os preços este ano".
No comentário aos números de dezembro da inflação, enviado aos clientes e a que a Lusa teve hoje acesso, feito sem ter em conta a situação atual de inundações e perdas de culturas em Moçambique, o departamento africano desta consultora britânica afirma ainda que "a moeda sobrevalorizada do país, as reservas cambiais limitadas e a pressão do FMI provavelmente levarão o governo a desvalorizar gradualmente o metical em 2026".
Isto, prosseguem, fará com que "a inflação média aumente moderadamente para 4,8% em 2026, acelerando ainda mais para uma média de 8,4% em 2027, à medida que os efeitos da desvalorização da moeda se tornarem mais pronunciados".
Os preços em Moçambique aumentaram 3,23% em 2025, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), metade da estimativa inicial do Governo moçambicano e abaixo do valor atingido no ano anterior.
O Índice de Preços no Consumidor (IPC) de dezembro indica que Moçambique "registou um aumento de preços na ordem de 0,49%", face a novembro, novamente influenciado pelo setor da alimentação e bebidas não alcoólicas, ao contribuir no total da variação mensal com 0,43 pontos percentuais negativos.
Acrescenta que, durante o ano de 2025, o país "registou um aumento do nível geral de preços na ordem de 3,23%", sobretudo devido ao impacto nas divisões de alimentação e bebidas não alcoólicas e de restaurantes, hotéis, cafés e similares, ao contribuírem com 1,87 e 0,70 pontos percentuais, respetivamente.
A inflação acumulada de 2024, segundo dados anteriores do INE, fixou-se nos 4,15%, que compara com os 5,3% de 2023, mas abaixo do pico de quase 13% atingido em julho de 2022.
O Governo previa para 2025 com uma inflação em torno de 7% em Moçambique, tal como a estimativa para 2026.
Leia Também: Cabo Verde registou inflação anual de 2,3% em 2025













