"Ouvimos os cidadãos". Governo da Bulgária demite-se após protestos

  • 11/12/2025

O primeiro-ministro da Bulgária, Rosen Zhelyazkov, e o respetivo governo demitiram-se esta quinta-feira, na sequência dos protestos que levaram milhares de pessoas às ruas do centro da capital do país. 

 

"Ouvimos a voz dos cidadãos a protestar contra o governo", disse o governante, numa declaração ao país. "Jovens e idosos levantaram a voz. Esta energia cívica deve ser apoiada e encorajada".

Ainda assim, o primeiro-ministro cessante afirmou que a Bulgária enfrenta um grande desafio e que os seus cidadãos necessitarão de apresentar "propostas autênticas" sobre como deverá ser o próximo governo.

A decisão, recorda a BBC, ocorreu na véspera da votação de uma moção de censura - a sexta do governo de Zhelyazkov - e 20 dias antes da entrada da Bulgária na zona euro, marcada para 1 de janeiro de 2026.

Na quarta-feira, dezenas de milhares de manifestantes reuniram-se na capital búlgara, Sófia, pela terceira semana consecutiva para exigir a demissão do governo, uma revolta iniciada devido à proposta de orçamento do Estado para 2026 previamente apresentada.

Os manifestantes reuniram-se na Praça da Independência, em frente ao parlamento, em Sófia, exigindo a demissão do governo que, em 3 de dezembro, já tinha retirado a sua proposta de orçamento do Estado devido à pressão popular. 

O orçamento previa o aumento de alguns impostos e contribuições sociais, no entanto, segundo os manifestantes, todos esses aumentos tinham como objetivo ocultar desvios de fundos.

"Estou aqui porque a corrupção está em todo o lado. A situação é intolerável. Grande parte dos meus amigos já não vive na Bulgária e não vai voltar", afirmou Gergana Gelkova, de 24 anos, acrescentando que "os parasitas têm de sair do poder".

A onda de descontentamento, com uma presença significativa de jovens, começou no final de novembro, quando o governo tentou aprovar, em processo acelerado, o orçamento de 2026, o primeiro redigido em euros.

Além do governo, os manifestantes também atacaram o ex-magnata da comunicação social, Delyan Peevski, acusado pela oposição de exercer influência sobre a imprensa, a justiça e os serviços de segurança.

Peevski, alvo de sanções por parte dos Estados Unidos e do Reino Unido por corrupção, lidera o partido que representa a minoria turca e parte da comunidade cigana e que garante a maioria parlamentar do Governo.

A mobilização, convocada pela coligação reformista e pró-ocidental "Continuamos a mudança - Bulgária democrática" (PP-DB), reuniu também milhares de pessoas noutras cidades do país.

O governo tinha argumentado que a sua proposta orçamental era necessária para satisfazer a exigência da zona euro, nomeadamente ter um défice orçamental inferior a 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

Presidente da Bulgária exige demissão do governo devido a protestos

Presidente da Bulgária exige demissão do governo devido a protestos

O Presidente búlgaro, Rumen Radev, exigiu hoje a demissão do Governo e novas eleições na sequência dos protestos no país, enquanto o partido europeísta PP-DB apresentou uma moção de censura ao executivo populista, anunciando também novas manifestações.

Lusa | 18:57 - 02/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2902828/ouvimos-os-cidadaos-governo-da-bulgaria-demite-se-apos-protestos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes