Oumar Camara volta a ser herói e Vitória SC pisca o olho à Europa
- 13/12/2025
Há motivos para sorrir na cidade de Guimarães. O Vitória SC regressou aos triunfos na I Liga e venceu, na tarde/noite deste sábado, na viagem até casa do Rio Ave, por 0-1, num encontro que foi válido para a 14.ª jornada do escalão máximo do futebol nacional.
Depois do empate, com direito a polémica, no dérbi minhto da última jornada contra o Gil Vicente, no Estádio Dom Afonso Henriques, o conjunto liderado por Luís Pinto procurava capitalizar o empate deste sábado do Gil Vicente na visita ao Casa Pia para se aproximar dos lugares de acesso às competições europeias na próxima temporada desportiva.
No Estádio dos Arcos, em Vila do Conde, os primeiros 25 minutos foram pautados por um ritmo morno e com poucas ocasiões. Destaque apenas, em cima do minuto 12, para um remate de longe de Oumar Camara, um dos jogadores em plano de evidência no emblema de Guimarães nos últimos jogos, que passa muito perto do poste.
O equilíbrio inicial desapareceu perto da meia hora de jogo após a expulsão de Marious Vrousai. Após um primeiro amarelo em cima do minuto 18, o extremo grego do Rio Ave fez uma falta mais dura e viu o segundo amarelo e respetivo vermelho da mão do árbitro Pedro Ramalho. Uma decisão que gerou muitas críticas nas hostes da formação da casa.
Daí em diante, e face à inferioridade numérica da equipa da casa, o Vitória SC assumiu o controlo das incidências da partida sem grandes dificuldades e chegou mesmo ao golo em cima do minuto 35. Na sequência de uma defesa incompleta de Cezary Miszta, Oumar Camara, de pé quente nos últimos encontros, recolheu uma bola perdida e colocou o esférico no fundo das redes.
No reatamento do encontro, o Rio Ave reapareceu com outra cara e nem parecia estar a jogar com menos uma unidade. Aos 51 minutos, Brandon Aguilera tentou a sua sorte desde longe, mas escorregou no momento do remate e a bola passou ao lado. Logo de seguida, o brasileiro André Luiz caiu no interior da área, após disputar um duelo com um adversário, e os jogadores dos vilacondesnes ficaram a pedir grande penalidade.
Pedro Ramalho não alinhou nos pedidos dos atletas do Rio Ave e mandou seguir o duelo. O treinador do Rio Ave não concordou nada com a decisão do árbitro do encontro. Os protestos veementes valeram um cartão vermelho direto ao técnico grego em cima ao minuto 54. Logo de seguida, André Luiz viu Castillo defender um remate pela linha de fundo.
O Vitória SC tentou controlar esta vantagem pela margem mínima, mas também esteve perto de ampliá-la. À passagem do minuto 76, Mitrovic viu um remate desviar num defesa do Rio Ave e quase entrar na baliza de Miszta. Com o aproximar do final da partida, o jogo partiu e o Vitória SC resistiu, confirmando uma tendência que noutra fase da época parecia impossível: são já seis jogos consecutivos sem perder.
Contas feitas, o conjunto de Guimarães subiu de forma provisória ao sexto lugar da tabela com 21 pontos, voltando a estar mais perto dos lugares europeus. O Rio Ave, que vinha de três jogos sem perder, é 10.º classificado com 16 pontos.















