Otimismo? As quatro dúvidas de Mourinho para o Benfica-Real Madrid
- 15/02/2026
Entre a incerteza e o otimismo, José Mourinho vai preparando o novo duelo com o Real Madrid, agendado para a noite de terça-feira. O treinador do Benfica tem quatro dúvidas que estão no centro das suas preocupações e que podem influenciar diretamente a estratégia adotada frente ao colosso de Espanha.
Fredrik Aursnes, Amar Dedic, Richard Ríos e Tomás Araújo são os responsáveis pelas dores de cabeça de Mourinho, ainda que cada um dos casos seja diferente.
O caso mais preocupante, até por conta do peso que tem na equipa e no balneário, é mesmo o do médio norueguês. Aursnes contraiu uma lesão muscular no treino da última quinta-feira e fez disparar os alarmes na Luz, ficando, desde logo, impedido de ajudar o Benfica na deslocação ao reduto do Santa Clara.
As águias acabariam por vencer na visita aos Açores (2-1), sendo agora prioritário tentar recuperar Aursnes para o jogo da 1.ª mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. No entanto, e segundo adianta o jornal A BOLA, na edição deste domingo, a recuperação do nórdico é mesmo muito complicada, embora Mourinho mantenha uma pequena esperança.
Tudo vai depender da resposta de Aursnes aos tratamentos e treinos nestes dias, para lá das reavaliações médicas que serão feitas pelos responsáveis clínicos do Benfica. O jogador de 30 anos era mesmo o jogador mais utilizado do plantel, falhando apenas um de 41 jogos.
Aursnes foi titular em 38 e viu Samuel Dahl 'roubar-lhe' o título de jogador com mais minutos de utilização, com o sueco a ter agora mais sete minutos (3.427 contra 3.420).
E os outros três?
Mais otimistas são os restantes três casos. Amar Dedic falhou as últimas quatro jornadas do campeonato por estar a contas com problemas físicos, que Mourinho já admitiu. O último jogo feito pelo lateral bósnio foi precisamente contra o Real Madrid, sendo que é expectável regresse ao onze para voltar a medir forças com os merengues, depois de ter sido alvo de uma gestão de esforço.
Por sua vez, Richard Ríos contraiu uma lesão no ombro direito e falhou sete jogos, reaparecendo nos treinos do plantel na semana passada. O médio colombiano espreita um lugar na convocatória de Mourinho, sendo que a sua mira estará, sobretudo, no jogo da 2.ª mão do playoff, no Santiago Bernabéu, disputado no dia 25 de fevereiro.
Menos preocupante será o caso de Tomás Araújo. O defesa português foi protagonista de um susto na visita ao Santa Clara, agarrando-se ao joelho direito, mas já foi reavaliado pela equipa médica do Benfica e tem via aberta para ser aposta de Mourinho, fazendo dupla com Otamendi no eixo defensivo.
Lukebakio é reforço garantido
Por sua vez, Dodi Lukebakio é reforço garantido no ataque aos oitavos da Champions. O avançado belga foi convocado para a deslocação aos Açores, sendo suplente não utilizado, mas já estará pronto para entrar em ação frente ao Real Madrid.
Dificilmente o internacional belga será titular, mas as suas características garantem a imprevisibilidade desejada por Mourinho na hora de agitar o jogo a partir do banco de suplentes.
Refira-se que o jogo entre Benfica e Real Madrid, relativo à 1.ª mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, está agendado para as 20h00 de terça-feira. O embate entre águias e merengues acontece menos de um mês depois do duelo, também na Luz, na última jornada da fase regular da Champions, com o Benfica a garantir uma vaga no playoff graças a um golo nos descontos de... Trubin.














