Ossufo Momade diz que crises internas sempre aconteceram na Renamo

  • 15/01/2026

Falando em conferência de imprensa na cidade de Nampula, norte de Moçambique, Momade rejeitou que a atual crise - com antigos guerrilheiros a exigirem a sua saída e o partido a deixar de ser líder da oposição após as eleições de 2024 - seja inédita ou resulte exclusivamente da sua liderança, sublinhando que divisões semelhantes ocorreram em diferentes fases da Renamo.

 

"Isto não começou com Ossufo Momade, nem com o próprio presidente Afonso Dhlakama [1953-2018]", disse o líder partidário, referindo que a Renamo continuou ativa, apesar dos conflitos internos ao longo dos anos: "As crises aconteceram, mas nunca parámos".

Recordou episódios que resultaram no surgimento de novas formações políticas, como o Partido para a Democracia e Desenvolvimento (PDD), a saída de Raul Domingos e a criação do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), liderado por Daviz Simango(1964-2021).

"Vocês sabem como é que foi criado o PDD, como é que apareceu o Raul Domingos, como é que apareceu o falecido Daviz Simango, o MDM, mas nunca ficámos parados porque apareceram outros partidos", disse, defendendo que o aparecimento dessas novas formações resultou da luta da Renamo pela democracia multipartidária, rejeitando acusações de exclusão ou de violência política.

"Nunca matámos, nunca exercemos uma política de exclusão. Nós queremos unir todos os membros da Renamo", afirmou.

Momade reconheceu, no entanto, que enfrenta contestação interna, numa referência à pressão exercida por antigos guerrilheiros que exigem a sua demissão e a realização de um novo Conselho Nacional.

"É preferível alguém dizer que a 'partir de hoje eu não sou da Renamo', que quer criar um mau ambiente, intrigas, mentiras, só para nos fazer ficar atrapalhados. Mas nós nunca ficamos atrapalhados porque conhecemos a existência do nosso inimigo, porque esses aí são pagos, esses aí são alimentados, esses aí têm um programa de destruir a Renamo", criticou.

Em 08 de janeiro, um grupo de ex-guerrilheiros da Renamo deu seis meses a Momade para abandonar a presidência, ameaçando "agir doutra maneira" caso não se demita, defendendo ser o único caminho para evitar uma próxima derrota eleitoral.

"Nós vamos dar um limite até final deste semestre, se as coisas não tomarem o destino que nós pretendemos, vamos agir doutra maneira", disse aos jornalistas Edgar Silva, coordenador nacional da auto designada comissão de gestão da Renamo, que até às eleições gerais de 2024 era o maior partido da oposição, tendo sido ultrapassada pelo Podemos.

Há meses que ex-guerrilheiros da Renamo pedem a demissão de Ossufo Momade da liderança, acusando-o de "má gestão", falta de pagamento de pensões e subsídios e de "incompetência total" face à crise no partido.

"A outra maneira vai acontecer", disse Edgar Silva.

Ossufo Momade, 64 anos, foi reeleito para o cargo em maio de 2024, num processo fortemente contestado internamente, sendo que já prometeu que não volta a candidatar-se à liderança da formação partidária.

Em 2018 sucedeu a Afonso Dhlakama, que morreu nesse ano, na presidência do partido.

Foi candidato presidencial nas eleições gerais de 09 de outubro de 2024, obtendo 6% dos votos, o pior resultado de um candidato apoiado pelo Renamo, que foi a principal força de oposição no país desde as primeiras eleições, em 1994.

Leia Também: Oito mortos e 4.000 casas destruídas pelas chuvas em Moçambique

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2920073/ossufo-momade-diz-que-crises-internas-sempre-aconteceram-na-renamo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes