Os ovos têm prazo de validade? E como saber se estão estragados?
- 31/01/2026
Sendo um dos alimentos mais comuns - e acessíveis - o consumo de ovos é um dado adquirido para muitas famílias.
Agora, coloca-se a questão: será que têm prazo de validade?
À semelhança do que acontece com os restantes alimentos, também os ovos têm datas de validade nas respetivas embalagens.
Contudo, o facto desta data ter sido ultrapassada não significa que os ovos estejam necessariamente estragados.
Segundo o que Trevor Craig, especialista em segurança alimentar, revelou ao website de Martha Stewart, esta data não precisa de ser seguida à risca.
"Só porque um ovo passou da data de validade impressa na embalagem não significa que seja perigoso para consumo e muitas vezes pode ser seguro comê-lo depois disso", afirma.
O mesmo especialista nota que este prazo pode ser ultrapassado em semanas se os ovos continuarem a apresentar-se próprios para consumo.
Ovos: dicas importantes sobre segurança alimentar
Os ovos crus apresentam um risco maior de contaminação por bactérias perigosas, como a Salmonella. Portanto, na suspeita de que os ovos já passaram do prazo evite usá-los em receitas nas quais não sejam cozinhados.
Como saber se os ovos estão estragados?
Existem diversos truques para perceber se os ovos estão estragados ou não.
1. Teste da água
Este é um dos truques mais comuns. Basta encher um copo com água fria e colocar o ovo lá dentro. Poderá comê-los se estes ficarem no fundo do recipiente. Mas, se ficarem a flutuar à superfície, significa que está na hora de irem para o lixo.
2. Teste do ovo seco
Este teste consiste em partir o ovo para um prato limpo para verificar a clara. Se a clara estiver aguada e se espalhar de forma fina pelo prato, não deverá consumi-los. Os ovos frescos e saudáveis deverão ter uma consistência mais viscosa e densa, mantendo-se mais firmes no prato.














