Os cães podem mesmo pressentir AVC dos donos? Veterinários esclarecem

  • 26/11/2025

"Estou soterrado por uma cadela que não consente que eu me mova um milímetro daqui para fora", escreveu Nuno Markl na última foto que partilhou no Instagram antes de ser hospitalizado devido a um AVC, na passada quinta-feira, 20 de novembro. Na imagem, a cadela Chiclete aparece bastante protetora do sono, o que levou a vários comentários a afirmar que o animal estava a pressentir que algo não estava bem e a prever o problema do locutor. Mas será que os cães conseguem mesmo pressentir um AVC?

 

O Lifestyle ao Minuto falou com dois veterinários, Elena Díaz, da Kivet, as clínicas veterinárias da Kiwoko, e André Santos, para perceber melhor esta questão. Os dois esclarecem que não existem estudos que comprovem uma relação específica com o acidente vascular cerebral (AVC), mas que efetivamente os animais, e os cães no caso, conseguem perceber algumas alterações físicas e emocionais dos donos e tutores.

"Embora não exista evidência científica de que os animais possam prever conscientemente um AVC, eles podem reagir a alterações fisiológicas que antecedem episódios cardiovasculares graves, como variações na pressão arterial, frequência cardíaca ou sinais de stress", esclarece Elena Díaz.

Será que os cães conseguem pressentir um AVC?

André Santos é da mesma opinião. “Cientificamente não é possível um cão prever um pressentir um AVC. O que acontece muitas vezes é que as pessoas, antes de um AVC, podem ter alterações comportamentais, de rotina, de reação, um bocadinho diferentes e os cães podem pressentir mais fortemente essas alterações e terem eles um comportamento mais estranho mediante as alterações dos donos, mas quimicamente não pressentir que um AVC vem daí.”

"É plausível que a cadela tenha detetado estas alterações no Nuno Markl, reagindo de forma diferente do habitual. Contudo, trata-se de uma reação instintiva e sensorial, não de uma antecipação consciente do evento médico", explica a veterinária Elena Díaz.

Leia Também: Cuidados após um AVC: O que pode acontecer e como agir

Desta forma, os animais acabam por ter diferentes reações consoante aquilo que observam e detetam nas ações, emoções ou num estado mais debilitado do tutor. 

“Os cães, quando percebem que algo virá a acontecer, seja AVC, seja outros quadros, geralmente podem ter várias formas de comportamento. Podem, muitas vezes, ter uma reação mais efusiva de ladrar, de pedir atenção, de começar à roda, de ir para a porta, ou podem ter eles um quadro mais defensivo, de se esconderem, de se isolarem, de estarem excessivamente a dormir”, diz o veterinário André Santos.

O especialista garante que pode variar de animal para animal ter um quadro mais defensivo ou até reativo. "Entre as respostas observadas destacam-se: aproximação constante, deitar-se junto, contacto físico, lamber, vocalização ou vigilância. Estes comportamentos refletem tanto ligação emocional como respostas a sinais sensoriais subtis detetados pelos animais”, continua Elena Díaz.

Muitas vezes, os cães e até os gatos podem acabar por ter um comportamento semelhante ao dos seus donos e replicar o estado anímico dos mesmos. "Os cães conseguem sentir as emoções dos donos, muitas vezes mimetizar essas emoções, é muito natural, cães e gatos quando os donos estão tristes, eles estão tristes, quando estamos felizes eles estão felizes, percebem o quadro energético e emocional dos dono e muitas vezes adaptam-no e mimetizam", elucida André Santos.

Cães podem ajudar pessoas com diabetes?

Apesar de no caso concreto do AVC poder não existir uma relação direta com o comportamento dos animais, noutros problemas de saúde os cães podem mesmo alertar para situações de perigo e salvar vidas.

“Diversos estudos e observações clínicas indicam que [os cães] conseguem detetar alterações fisiológicas e comportamentais muito subtis nos seus tutores. Estas alterações podem incluir mudanças no odor corporal, na frequência respiratória, na postura ou no estado emocional. O olfato extremamente desenvolvido dos cães permite-lhes identificar sinais que passam despercebidos aos humanos”, faz sobressair Elena Díaz.

É o que acontece no caso da diabetes, em que cães treinados para o efeito acabam por ser uma preciosa ajuda. “As alterações de açúcar no sangue vão também dar uma alteração no cheiro e na concentração de glicose e os cães conseguem pressentir mais facilmente este aumento de glicose no sangue. Antes de ter uma crise diabética, os cães conseguem pressentir esse aumento no sangue, mas são cães treinados para tal”, explica André Santos.

O veterinário diz ainda que em situações de hipoglicemia, em que os valores de açúcar são baixos, "o corpo liberta alguns compostos voláteis, pelo suor, pelas lágrimas, pelo cheiro em si, e os cães têm um nariz, um olfato, muito mais desenvolvido e conseguem pressentir estas alterações químicas, que uma pessoa não consegue pressentir".

E quando o dono fica internado vários dias, como fica o animal?

André Santos revela que os animais sentem logo quando um dono ou tutor passa vários dias fora. Existem vários comportamentos que acabam por adotar.

“Podem não querer comer, podem isolar-se mais. Depois há os cães que têm muito comummente a ansiedade por separação, que bastam umas meras horas, quanto mais uns dias, para ficarem completamente desvairados, a ladrar muito, a não querer comer de todo, e estragam coisas em casa. Há cães que podem simplesmente ficar mais tristes, mas claramente que os cães sentem a ausência dos donos”, concretiza o veterinário.

Leia Também: AVC hemorrágico vs isquémico: As diferenças e as possíveis causas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2894773/os-caes-podem-mesmo-pressentir-avc-dos-donos-veterinarios-esclarecem#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes