"Os árbitros são uma máfia. Não querem ex-jogadores no VAR"

  • 05/01/2026

Fabio Capello concedeu uma extensa entrevista à edição desta segunda-feira do jornal espanhol Marca, na qual abordou diversos temas, entre eles, os erros de arbitragem que se vão multiplicando por esse mundo fora, mesmo com a 'ajuda' do VAR, algo que, para o próprio, tem uma justificação relativamente simples.

 

"Os árbitros são uma máfia. Não querem contar para o VAR com ex-jogadores, que conhecem os movimentos do futebol, os movimentos que um jogador faz para parar, para se apoiar... E, muitas vezes, tomam decisões que não são corretas, porque não jogaram e não conhecem esses movimentos. Um jogador leva um toque na cara, atira-se ao chão e apitam", começou por afirmar.

"Mas por que é que apitam?! Se eu meço 1,90 m e o outro 1,75 m, quando me movimento, o meu braço está à altura da cara dele. Por que é que apitam? Eu fico louco com este assunto, louco", prosseguiu o agora comentador desportivo, de 79 anos de idade, a propósito de um tema com o qual se "aborrece muito", confessou.

"Coloquem lá alguém que diga ao árbitro 'Bem, não me parece penálti', ou, então, 'Sim, parece-me'. Com a UEFA, analisámos 20 situações nas quais foram assinaladas grandes penalidades. Foram revistas por antigo jogadores e antigo treinadores, e seis delas eram penálti e 14 não", rematou.

Barcelona e o 'caso Negreira': "Tentaram travar o Real Madrid, mas não conseguiram..."

Ainda no plano da arbitragem, Fabio Capello refletiu sobre o facto de ter conduzido o Real Madrid ao título de campeão espanhol, em 1996/97 e em 2006/07, apesar de, alegadamente, nessas duas temporadas, o Barcelona ter pago a José María Enríquez Negreira, então vice-presidente do Conselho de Arbitragem, em troca de relatórios.

"O que é que queres que eu te digo? Tentaram travar-nos, mas não conseguiram... Não bastou. Pensa no esforço que nós tivemos de fazer, na força daquela equipa e no mérito que tivemos. Se pensas que ganhar tem sempre mérito, depois disto, tem ainda mais mérito. Ganhámos contra todos!", apontou.

"Eu lembro-me que as pessoas diziam 'Assim, assim, assim ganha o Real Madrid'. Bem, não foi mais do que isso", acrescentou, entre risos, antes de recusar estabelecer um paralelismo entre este escândalo (que permanece sob investigação) e o denominado Calciopoli, que culminou na despromoção da 'sua' Juventus.

"Mas eles não pagaram, atenção. E, com isto do Negreira, não aconteceu nada. Essa é uma pergunta para vocês, espanhóis, e não para mim. Porque, em Itália, sim, atuamos. Eu conquistei dois títulos com a Juventus. Tenho as duas medalhas em minha casa, mas despromoveram a equipa à segunda divisão", concluiu.

Além de Real Madrid e Juventus, recorde-se, no currículo, Fabio Capello conta, ainda, com passagens pelo banco de suplentes de AC Milan, AS Roma e Jiangsu Suning (o último clube que orientou, na carreira, entre 2017 e 2018), assim como pelos das principais seleções de Inglaterra e Rússia, com vários troféus pelo meio.

Leia Também: Ambiente ferveu. Árbitro agarrou Luís Rocha no Santa Clara-FC Porto e central reagiu desta forma

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2913805/os-arbitros-sao-uma-mafia-nao-querem-ex-jogadores-no-var#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes