Os 'aflitos' são o calcanhar de Aquiles do Gil Vicente. Tondela em festa
- 29/11/2025
Enorme surpresa em Barcelos. O Tondela venceu, este sábado, por 1-0, no terreno do Gil Vicente, em jogo da 12.ª jornada da I Liga.
Os beirões tiveram cedo uma ocasião flagrante de golo. Aos 4', o guarda-redes Andrew demonstrou dificuldades fora dos postes e entregou o 'ouro' a Pedro Maranhão, que rematou de pronto com a baliza aberta. Devagar, devagarinho, a bola embateu no poste, para alívio dos locais.
Na resposta, Murilo tentou a meia distância. O guardar-redes Bernardo Fontes realizou uma defesa incompleta, sendo que um companheiro de equipa afastou o perigo para longe.
Aos 32', Hugo Félix, irmão de João Félix que deu que falar esta semana sobre o seu não regresso ao Benfica, tentou um golo na sequência de um livre lateral, mas a bola saiu ao lado. Logo a seguir, Pedro Maranhão surgiu isolado com a baliza gilista, mas o poste voltou a negar o golo ao avançado brasileiro.
Os visitantes estavam melhor no encontro e foram recompensados aos 34'. O defesa-central Buatu pontapeou Jordan dentro da área e o juiz da partida, Cláudio Pereira, não hesitou em marcar grande penalidade.
Pedro Maranhão assumiu a responsabilidade de marcar o castigo máximo e não desperdiçou. Bola para um lado, guarda-redes para o outro. Penálti clássico.
Antes do intervalo, Murilo voltou a tentar a sorte fora da área, mas faltou pontaria.
No recomeço da partida, Bernardo Fontes imitou Andrew, mas o chapéu de Santi saiu por cima da barra. Aos 74', Agustín Moreira deu sensação de golo, mas o remate saiu à malha lateral.
O maior caudal ofensivo dos minhotos não foi materializado, o que motivou enorme festa dos comandados de Cristiano Bacci, que estreou-se a vencer pelos beirões, atuais campeões da II Liga.
Com esta vitória, o Tondela, eliminado pelo Caldas, da Liga 3, na Taça de Portugal, subiu, à condição, ao 16.º e antepenúltimo lugar da classificação, com 9 pontos. Por sua vez, o Gil Vicente voltou a escorregar diante de uma equipa da zona vermelha da tabela, à semelhança do que aconteceu com o AVS, atual último classificado, na ronda anterior (1-1).
Ainda assim, a equipa de César Peixoto mantém-se no quarto lugar, com 23 pontos.
"Foi um jogo muito estranho, com muitas paragens, muitas faltas sem ser mostrado o cartão amarelo, jogadores sempre a atirarem-se para o chão. Parecia um jogo do regional. Não culpo o Tondela, culpo quem deixou que isso acontecesse. Também é verdade que falhámos algumas ocasiões. O Gil Vicente faz confusão a muita gente na posição em que está. Não nos deixam jogar. O jogo foi para o lado que convinha ao Tondela muito permitido pela equipa de arbitragem. O Gil Vicente vai chatear muita gente, façam o que fizerem. Não vamos tremer. Não é pelo Pablo não ter jogado que não ganhámos", atirou o técnico gilista no final do jogo, visivelmente aborrecido com a forma como o jogo foi dirigido pela equipa de arbitragem.
Leia Também: Moreirense empata e falha regresso às vitórias. Alverca vence Casa Pia













