Os 5 piores tipos de sogros tóxicos! Saiba como lidar com cada um deles

  • 02/01/2026

Sogros tóxicos não são uma realidade exclusiva dos filmes de terror que costuma ver e, tão pouco, das histórias que as suas amigas lhe contam.

 

Porém, não é coincidência nenhuma que estes parentes tenham esta designação até no cinema. Os sogros facilmente se conseguem tornar nos vilões de qualquer comédia romântica.

A época de festas e jantares de família terminou, mas se tem o azar de ter uns sogros assim, ainda deve estar a tentar digerir os últimos acontecimentos.

A terapeuta e autora best-seller, Nedra Glover Tawwab, habituada a criar relações saudáveis, revela ao Self os cinco piores tipos de sogros e dá conta das ferramentas psicológicas que deve usar para começar a conseguir lidar com eles.

Os que ignoram os seus limites

Quando entra numa relação é normal criar um ritmo e algumas rotinas próprias com a pessoa com quem está. No entanto, "há sogros que gostam de se envolver em demasia, o que pode causar alguma frustração para o casal", descreve a especialista.

Nessas situações, os sogros nem sempre vivem com o casal. Nalguns casos, os sogros são de tal modo tóxicos que conseguem estar presentes mesmo sem estarem. Geralmente, através de chamadas indesejadas ou em momentos pouco oportunos, como jantares de celebração do casal. 

A especialista diz que a situação se torna efetivamente grave quando os sogros decidem permanentemente aparecer sem avisar ou sem serem convidados.

O que fazer: Perante uma situação dessas, a terapeuta Amy Morinem sublinha que, mesmo que o desconforto seja só num dos elementos do casal, a mensagem deverá partir do próprio filho, para que não tenha de gerar qualquer desconforto na parceira ou parceiro.

A especialista sublinha que isso não vai ofender a sogra ou o sogro, se essa pessoa preza pela paz do filho, vai perceber o desconforto que está a gerar.

Outra opção é "abordar a questão em conjunto como uma frente unida". Ao falar, os terapeutas sugerem que o casal deve focar o discurso no comportamento e não no caráter dos sogros. O casal deve manter um tom firme com frases que incluam "nós" como: "Agradecemos que cuidem das crianças, mas precisamos que sigam as nossas regras sobre determinadas situações" ou "Adoramos que tenham vindo, mas da próxima vez avisem-nos para avaliarmos a disponibilidade".

Os que acham que sabem o que é melhor para a nora/genro

Seja sobre como cuida dos filhos, da casa ou das finanças, alguns sogros não conseguem deixar de dar opiniões, mesmo que não sejam solicitadas.

Com o tempo, a participação constante sobre as escolhas e estilo de vida tornam-se numa falta de respeito pelas decisões que o casal ou um dos elementos toma.

O que fazer: Podem começar a limitar ou a "controlar as informações partilhadas", sugere a terapeuta Tawwab. "Quanto menos souberem, menos podem opinar", acrescenta a especialista.

Aqueles que constantemente te desrespeitam

No seguimento do ponto anterior, algumas opiniões, sobretudo as que não são solicitadas, facilmente se tornam em desrespeitos consecutivos. 

O que fazer: De acordo com estes psicólogos, o segredo está na imposição de limites. "Fale e deixe claro que esses comentários não são bem-vindos e não serão tolerados", esclarecem.

Aqueles que manipulam

Esses comportamentos tóxicos da família, geralmente não são direcionados a à nora ou ao genro. Por norma, se se distanciar também consegue identificar esses atos de manipulação direcionados somente ao próprio filho. Contudo, não deixam de provocar desconforto e em situações de fácil manipulação, podem chegar a destruir a relação, aponta a especialista. Menosprezar sob o pretexto de "crítica construtiva" não deixa de ser manipulação.

O que fazer: Em vez de criticar diretamente a família, opte por uma abordagem mais eficaz, por exemplo ajudando a reconhecer padrões prejudiciais. 

Os que "competem" pela atenção do filho/filha

Alguns pais têm dificuldades em deixar o filho voar e construir uma vida em casal. Os especialistas descrevem estas situações como mais "comuns em relações de mães com rapazes e tendem a refletir comportamentos de manipulação", à semelhança do que é descrito no ponto anterior.

Alguns familiares nem sempre "superam as conquistas dos filhos (como casamento, aniversários da parceira ou parceiro, lua de mel, aniversários de namoro) e fazem de tudo para serem priorizados", mesmo que isso implique a felicidade ou manipulação dos filhos e do outro elemento do casal.

A longo prazo esse comportamento torna-se numa competição exaustiva (inexistente) por atenção e aprovação do cônjuge.

O que fazer: "É melhor ignorar comentários feitos para incitar a competição — pelo menos no momento", refere a psicóloga. Se perceber que a necessidade de atenção da sogra é incessante, opte por respostas curtas como: "Fico feliz que tenham um vínculo tão forte" ou até elogios como "a minha lasanha nunca vai substituir sua receita", visto que, por mais que a sogra dê a entender que o problema e insegurança seja da nora, a "competição criada por ela vem de um lugar de uma insegurança ainda maior", projetada na relação.

Ao dizer estas coisas talvez os sogros percebam que "não estão a correr na mesma corrida, aliás eles até podem recuar", explica Amy Morinem.

Ainda assim, por mais inofensivo que um comentário pareça, Tawwab descreve isso como o início de um "comportamento passivo-agressivo e rude que não pode, em nenhum momento ignorar!" 

Mesmo que lide "com essas situações delicadas com delicadeza, nem sempre é suficiente para mudar os comportamentos tóxicos de uma pessoa", aponta Tawwab. Nalguns alguns casos, a melhor (ou única) decisão é aceitar seu sogro como ele é e, possivelmente, considerar se afastar para proteger sua própria saúde mental e a família que pretende construir.

Embora não possa fazer alguém gostar ou respeitá-lo como merece, pode controlar como se envolve com essas pessoas.

Psicólogos revelam como evitar discussões familiares no Natal

Psicólogos revelam como evitar discussões familiares no Natal

Numa altura em que as famílias se reúnem em vários momentos, podem também existir situações de maior tensão. Discussões acabam por acontecer, mas existem truques para evitar. Saiba o que pode fazer.

Adriano Guerreiro | 17:00 - 21/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2912712/os-5-piores-tipos-de-sogros-toxicos-saiba-como-lidar-com-cada-um-deles#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes