Os 4 truques que o vão ajudar a educar o algoritmo da Netflix
- 04/02/2026
Se é um utilizador de longa data da Netflix certamente já percebeu que o algoritmo de recomendação do serviço de streaming está longe de ser perfeito. Contudo, por muito trabalho que a Netflix tenha pela frente para melhorar o sistema de recomendações, é altamente provável que não esteja a usá-lo da melhor forma.
A verdade é que, como acontece como qualquer algoritmo, o sistema de recomendações da Netflix sugere-lhe, de facto, séries e filmes semelhantes aos que já viu. Se tem por hábito assistir a muita animação japonesa, é provável que a Netflix lhe recomece a recomendar produções semelhantes. Por outro lado, se é fã de reality shows é certinho que começará a ver uma enxurrada destes conteúdos.
Como tomar então controlo do seu algoritmo? Esta é uma questão com que muitos utilizadores da Netflix se debatem e com a qual o decidimos ajudar com quatro conselhos que pode ficar a conhecer abaixo.
Diga o que gosta
O sistema de recomendações da Netflix entra em cena não só de acordo com os conteúdos que viu no serviço, mas também com base na forma como os classificou. Nas páginas de séries e filmes poderá já ter reparado no botão Classificar (representado por uma mão com o polegar para cima) e que lhe permite indicar os conteúdos de que não gostou (Não é para mim), de que gostou (Gosto) ou que gostou muito (Adoro este título).
Ao usar estas três classificações estará a enviar uma mensagem diretamente para a Netflix sobre as suas preferências e até sobre os géneros que pode estar disposto a ver mais no futuro.
Recorra a diferentes perfis
Se é uma pessoa com gostos mais ecléticos, é provável que assista a uma grande diversidade de géneros e que esteja insatisfeito com o algoritmo da Netflix que, por vezes, se pode focar em demasia em determinados tipos de conteúdos em detrimento de outros que também gosta.
Se este é o seu caso, sugerimos que crie diferentes perfis na sua conta da Netflix, o que lhe permitirá compartimentalizar os seus gostos. Um perfil poderá ficar dedicado a séries e filmes de ação, outro apenas para séries de animação, etc. O objetivo é criar perfis focados em diferentes géneros para que o sistema de recomendações possa ser mais preciso.
Não deixe que outras pessoas usem o seu perfil
Se está numa jornada para melhorar o sistema de recomendações da Netflix, escusado será dizer que não deve deixar que outras pessoas usem o seu perfil para verem séries e filmes que não gosta.
O ideal será dar a essas pessoas um perfil próprio, evitando assim que o seu algoritmo fique ‘contaminado’ e lhe exiba recomendações inúteis.
Não tenha receio de apagar o perfil e começar de novo
Imaginando que seja um utilizador de longa data da Netflix e queira criar alguma ordem no sistema de recomendações do serviço de streaming, há sempre a possibilidade de apagar o perfil e criar um de novo - o qual poderá ‘educar’ e desenvolver ao longo do tempo para que o ajude a ter conhecer novas séries e filmes.
Leia Também: Netflix dá-lhe um vislumbre do final da temporada de "Bridgerton"















