Organizador de protesto iraniano em Lisboa pede intervenção internacional

  • 11/01/2026

"Precisamos de intervenção porque as pessoas estão a morrer. Precisamos de uma parceria global da Europa, das Nações Unidas, das organizações internacionais da Europa e dos Estados Unidos, do Canadá e dos países da Commonwealth", afirmou Salah Abbassi, em declarações à agência Lusa.

 

O ativista, que tem dupla nacionalidade (iraniana e portuguesa), pediu que os países ocidentais e as organizações internacionais "se reúnam e abordem a questão de forma eficaz" porque, defendeu, o regime da República Islâmica "não é diferente dos nazis".

Abassi sublinhou ainda que os milhares de iranianos que nas últimas duas semanas vão todos os dias para as ruas de várias cidades do país para contestar o regime "não estão a debater política", mas sim "uma questão de direitos humanos".

Os manifestantes "estão a exigir dignidade, direitos humanos básicos e direitos das mulheres, mas a República Islâmica está a oprimi-los e os tiros estão a matá-los", avançou o ativista, adiantando que "só ontem à noite [sábado] foram mortas pelo menos 200 pessoas".

A organização de defesa dos direitos humanos Iran Human Rights, avançou ter registo de 192 manifestantes mortos nas últimas duas semanas, mas alertou para a probabilidade de o número ser muito maior, já que a contagem torna-se muito difícil sem Internet, cortada pelas autoridades na quinta-feira.

"Não há relatório oficial porque não há comunicação com o exterior", disse Salah Abbassi, referindo que o Irão está "em confinamento" devido ao bloqueio das comunicações.

"Este é um padrão assassino da República Islâmica: matar iranianos inocentes e disfarçar isto como algo que o Ocidente e o mundo não deveriam saber. E é por isso que estão a cortar a internet", acusou.

A manifestação em Lisboa, que começou às 12:00, juntou cerca de 200 pessoas, com bandeiras de Portugal, Irão, Israel e Estados Unidos e palavras de ordem como: "Queremos dignidade" e "A República Islâmica está a matar-nos".

"O que exigem é simplesmente dignidade, paz com o mundo, com Israel, com os Estados Unidos e um futuro para si próprios, que lhes é negado pela República Islâmica desde 1979", explicou.

O ativista reiterou o pedido feito anteriormente por um porta-voz da organização do protesto para que o Governo expulse os representantes da República Islâmica em Portugal, defendendo que o embaixador deve pelo menos ser interrogado.

"O que exigimos às autoridades portuguesas, em primeiro lugar, é que interroguem o embaixador da República Islâmica. Porque representa um culto criminoso, que está a matar o seu próprio povo", avançou, acrescentando que Portugal deve "mostrar que os criminosos internacionais não têm lugar" no país.

Cercados por um cordão da polícia, a impedir a aproximação da entrada da embaixada, os manifestantes em Lisboa querem mostrar em solidariedade com os que se têm concentrado, desde 28 de dezembro, em várias cidades iranianas, inicialmente para contestar o custo de vida e, depois, para exigir a queda do regime.

Os protestos têm sido reprimidos com violência pelas autoridades, tendo o líder supremo, o 'ayatollah' Ali Khamenei, garantido na sexta-feira que o país "ia iniciar" uma repressão.

No sábado, o procurador-geral do Irão avisou que qualquer pessoa que participe nos protestos será considerada "inimiga de Deus", acusação punível com pena de morte.

Leia Também: Lisboa: Iranianos pedem expulsão de representantes da República Islâmica

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2917417/organizador-de-protesto-iraniano-em-lisboa-pede-intervencao-internacional#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes