Organizações pró-armas criticam associação de porte de arma a morte pelo ICE

  • 25/01/2026

"Se se aproximam das forças policiais com uma arma, há uma probabilidade elevada que elas venham a ter justificação legal para vos balear. Não o façam!", escreveu, na rede social X, o procurador da Califórnia Bill Essayli, em reação à morte no sábado, em Minneapolis, estado do Minnesota (EUA), de um enfermeiro de nacionalidade norte-americana, baleado por agentes do Serviço de Controlo e Imigração (ICE, na sigla oficial).

 

Em resposta, a National Rifle Association (NRA), a principal organização norte-americana do lóbi pró-armas de fogo, classificou a associação feita por Bill Essayli como "perigosa e falsa".

"As vozes públicas responsáveis deveriam aguardar por uma investigação completa em vez de fazer generalizações e diabolizar os cidadãos respeitadores da lei", sublinhou a NRA, em comunicado citado pela agência de notícias francesa Agence France-Press (AFP).

Já a Associação dos Proprietários de Armas da América (GOA, na sigla oficial) lembrou que "a segunda emenda protege o direito dos americanos a transportar armas enquanto se manifestam - um direito que governo federal não deve infringir".

As duas organizações, assinala a AFP, estão entre os mais fervorosos apoiantes do presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump.

No sábado, o governador do Minnesota, o democrata Tim Walz, pediu às autoridades locais que conduzam a investigação à morte de Alex Jeffrey Pretti, de 37 anos, sustentando que "não se pode confiar no governo federal para conduzir" o inquérito.

Em comunicado, a família do enfermeiro, que cuidava de antigos combatentes doentes, rejeitou a versão do Departamento de Segurança Interna de que o homem estivesse armado e considerou que a acusação governamental é "condenável e repugnante".

A atuação dos agentes do ICE foi também criticada por estrelas de Hollywood, entre as quais a atriz e produtora Natalie Portman, que falou "num dia horrível", ao ser entrevistada na passadeira vermelha do festival de cinema de Sundance, no estado do Utah.

"O que se passa no nosso país é simplesmente obsceno", defendeu a artista, enquanto a atriz e realizadora norte-americana Olivia Wilde considerou a morte do enfermeiro incompreensível.

"Estes americanos corajosos que saem para protestar contra a injustiça desses, entre aspas, 'agentes' do ICE, vê-los assassinados, é incompreensível. Não devemos banalizar isso", disse.

A morte de Alex Jeffrey Pretti aconteceu menos de três semanas depois de uma mulher de nacionalidade norte-americana de 37 anos, Renee Good, ter morrido baleada por um funcionário do ICE.

A administração de Donald Trump lançou em dezembro uma operação anti-imigração no Minnesota, que o inquilino da Casa Branca justificou com um alegado aumento da criminalidade naquele estado.

As ações dos agentes, como a morte de Pretti, Good e a detenção de uma criança de cinco anos, têm deixado indignada a população do Minnesota.

Leia Também: Vance critica "caos" em Minneapolis: "Consequência da extrema-esquerda"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2925918/organizacoes-pro-armas-criticam-associacao-de-porte-de-arma-a-morte-pelo-ice#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8. Jó

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes