Organização eleva para 21 mil número de detidos por Israel na Cisjordânia

  • 02/12/2025

Num comunicado, a Comissão de Prisioneiros Palestinianos (PPSMO, na sigla em inglês) alertou para o facto de as autoridades israelitas "cometerem crimes sistemáticos contra os detidos e as suas famílias".

 

Segundo as denúncias, estes crimes constituem uma "extensão do genocídio que Israel está a cometer em Gaza", onde as tropas israelitas também detiveram "milhares" de prisioneiros palestinianos.

Ao aumento das detenções na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém Oriental junta-se também um incremento dos crimes cometidos por soldados israelitas contra detidos, sublinha a organização, que destaca "assassínios extrajudiciais" de prisioneiros.

Na semana passada foi divulgado um vídeo que mostra soldados israelitas a matarem a tiro dois palestinianos que estavam sentados no chão, com as mãos no ar e sem representarem qualquer ameaça para as tropas.

A Comissão de Prisioneiros alerta igualmente para os esforços legislativos em curso em Israel "para aprovar uma lei que permita a execução de presos políticos palestinianos".

A organização denunciou também que as autoridades israelitas demoliram, ao início da manhã de hoje, as casas de dois prisioneiros palestinianos, prática que classificam como "castigo coletivo" e parte das "operações de apagamento sistemático" da população palestiniana na região.

Nesse sentido, alerta que a destruição de habitações palestinianas "atingiu níveis sem precedentes" desde o início da ofensiva israelita contra Gaza, há mais de dois anos, e com a intensificação das operações militares na Cisjordânia.

A organização assinala ainda que todos os crimes denunciados constituem "uma extensão das políticas de ocupação dirigidas há décadas contra a presença palestiniana, através de novas ferramentas de repressão, controlo e vigilância".

Nos últimos dias, o exército israelita intensificou as incursões na Cisjordânia ocupada como parte de uma "operação antiterrorista", em coordenação com a polícia e o Shin Bet (a agência de informação interna de Israel), iniciada após "tentativas de estabelecer bastiões terroristas" na zona, segundo anunciaram as forças armadas.

Leia Também: Papa Leão XIV pede novas abordagens para poder prevalecer a paz

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2898159/organizacao-eleva-para-21-mil-numero-de-detidos-por-israel-na-cisjordania#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes